terça-feira, 29 de julho de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 28 de julho de 2014

Caiu o acordo em Missão Velha

Até que durou a expectativa, em Missão Velha, em torno da possibilidade das duas forças políticas locais aderirem ao mesmo candidato a governador. Mas, não passou de expectativa e acabou se confirmando o confronto entre os grupos políticos do ex-prefeito Washington Fechine e do atual prefeito Tardiny Pinheiro. A reunião que definiu o apoio de Washington a candidatura de Eunício Oliveira aconteceu nessa segunda-feira. Pesou na decisão, a disputa municipal de 2016. Washington é adversário do PT no município e avaliou que pedir voto para o candidato Camilo Santana, só traria vantagem ao atual prefeito petista. Nos bastidores Washington diz que o confronto deste ano vai servir de raio-x para o enfrentamento nas próximas eleições municipais.

O avalista pagará a conta

Com a queda do acordo “branco” entre as forças políticas de Missão Velha, quem sai arranhado é o deputado estadual Wellington Landim, do Pros. Ele era o mentor da articulação com a promessa de trazer o grupo de Washington. Com o resultado ficou, realmente, muito delicada a situação do deputado frente ao candidato Camilo Santana e, mais ainda, ao governador Cid Gomes. O deputado prometeu trazer a oposição para a base de apoio do candidato do governador Cid. Não contava que o grupo já rumava em outra direção. Nos bastidores, o que se fala é que Wellington prometeu o que não podia entregar. Esqueceu da disputa municipal e acabou enfraquecido no conceito do governador. Como dizem os mais experientes na política: nunca prometa o que não pode cumprir.

A moda pegou em Farias Brito

Parece que a moda de usar tratores de prefeituras, doados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), em obras particulares está realmente pegando nos municípios do Cariri. Agora foi a vez da prefeitura de Farias Brito fazer a gentileza com um empresário local. Claro que alguns podem dizer: foram apenas algumas horas. Nada de anormal, se o equipamento não tivesse sido doado com a função de servir o bem público para abertura e manutenção de estradas. A retro-escavadeira, ainda com o adesivo do Governo Federal, foi fotografada, ou seja, flagrada escavando, provavelmente, para a colocação de tanques de combustíveis na área do Posto FK, na entrada da cidade. Se a autorização implicará em penalidade para o prefeito Vandevelder Francelino, não se base. Mas o caso tem dado combustível para oposição!

MPF contra Danielle Machado

O que acontece em Santana do Cariri, com relação ao favorecimento a familiares da prefeita Danielle Machado, do PSL, é algo realmente digno de investigação do Ministério Público Federal. E a procuradora da República Livia Maria de Sousa não titubeou e ajuizou ação contra a prefeita por improbidade administrativa. A procuradora considerou a denúncia dos vereadores de oposição como consistentes, ampliando as investigações. Na ação a procuradora pede o ressarcimento do dinheiro pago ao pai da prefeita, o médico Arclébio Pereira Machado, que ganha sem trabalhar. Se a ação for aceita pela justiça, a prefeita deve ser afastada, perder os direitos políticos e, ainda, pagar multa. Se o caso vai em frente não se sabe, mas, que foi comprovado o favorecimento, isso foi!

O que identificou o MPF

O Ministério Público Federal identificou pagamentos ao pai da prefeita, o médico Arclébio Pereira Machado, mesmo sem que ele prestasse um dia sequer de trabalho durante dois meses em um Posto de Saúde do Município. Mas é claro, ele voltou a trabalhar. O problema é que foram apenas dois dias por semana e durante poucas horas. O MPF questiona ainda o fato do médico não ser concursado e o de prestar serviço na maternidade do Município no mesmo horário do Posto de Saúde. Mas, para a prefeitura tudo estava normal. Pelo menos, para ex-secretária de Saúde e mãe da prefeita, Maria Dalva de Abreu Machado. E o pior, continua normal para a atual secretária de Saúde, Solange Cidade Nuvens. Resultado: todos são réus na ação.

Jardim responde

As assessorias jurídica e de imprensa do município de Jardim, enviaram a esta coluna pedido de resposta sobre nota veiculada na edição anterior. Segue integra da nota:
Sobre a sensacionalista manchete do tópico citando o ex-prefeito e líder político de Jardim, Dr. Fernando Luz, esclarecemos que as duas ações têm por objeto o mesmo fato: Contratação de empresa para a realização do transporte escolar. A Assessoria jurídica respeita o MPF, mas discorda do mesmo que diz haver superfaturamento, tomando por base única e exclusivamente o valor que foi pago a empresa e os valores que a empresa pagava aos carros locados para a realização do transporte. Entendeu o MPF que a diferença entre um e outro era lucro. Ficaram de fora do cálculo, contudo, despesas elementares para a manutenção dos serviços, inclusive os impostos que eram recolhidos, não havendo nenhuma sustentação para a afirmação de que houve superfaturamento. O outro ponto abordado trata da sublocação dos serviços. Entretanto a lei 8.666/93, (Lei de Licitações e Contratos Públicos), em seu artigo 72, permite a subcontratação parcial dos serviços contratados, NÃO HAVENDO, portanto, NENHUMA ILEGALIDADE NA MEDIDA.

Enquanto isso no Cariri...

... Quem ficou longe dos movimentos de campanha eleitoral acontecidos no Cariri durante a última semana, foi o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão. Segundo assessores, o prefeito estava mais ocupado com reuniões nas comunidades e percorrendo as obras em andamento no município. Pelo menos, teve o que fazer!

... Outro prefeito que parece não estar nem um pouco preocupado com as movimentações políticas eleitorais na região é o prefeito de Caririaçu, João Marcos. Ele não tem sido visto em nenhuma ação de campanha e, segundo pessoas próximas, só dará as caras quando estiver mais próximo da eleição.

... O prefeito de Milagres saiu em defesa da FestMilagres. Na última semana Hellosman Sampaio disse da importância de se realizar de forma prudente o evento com vistas ao desenvolvimento da cidade. A afirmação veio com a possibilidade do Ministério Público Eleitoral estar de olho na festa. É bom que seja realmente prudente!

... O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou pedido de registro de candidatura ao ex-prefeito de Salitre, Agenor Ribeiro. Agenor teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal. Ele teria contratado irregularmente funcionários para a prefeitura durante sua gestão. A decisão cabe recurso, mas resta saber até onde vale à pena lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário