quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Câmara acirra discussão e obstrui seção


A seção da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte foi encerrada de forma repentina na tarde de ontem, por obstrução. Os vereadores não chegaram a votar projetos como o aumento do funcionalismo público e a convocação de servidores do último concurso, re-enviados pelo executivo municipal depois de veto do próprio prefeito. O ponto da discórdia entre situação e oposição foi a mensagem que trata da doação de terrenos, entre eles uma área de 30 mil metros quadrados a uma associação.

O que não ficou claro é quem obstruiu a seção, se os vereadores de oposição ou o presidente da casa José de Amélia Junior, já que, o presidente culpa a oposição e a oposição por sua vez culpa o presidente. A oposição afirmou que a intenção era obstruir somente a votação da doação dos terrenos.

Mas, é importante saber qual a sequência dos projetos na pauta. Caso fosse os terrenos era difícil votar o aumento dos servidores, pois, pela polêmica a pauta estaria trancada. Se fosse ao contrario, não se justifica ter encerrado a seção sem votar o benefício para os servidores. Sabemos que todos ali têm interesses pessoais e públicos, mas o que deve prevalecer num momento como essa é o interesse público.

Outro fato que deve ser considerado e observado é a disposição dos vereadores para o debate. Eles não podem deixar que as discussões descambem para o lado pessoal como fica claro na resposta de Ronaldo de Ronas Motos a Roberto Sampaio. A casa tem bem definida quem é situação e quem oposição e cada uma dessas forças vai tencionar da sua maneira para desestabilizar a outra. E isso deve ser bem compreendido como um tencionamento político e não pessoal. A discussão não deve sair do campo da política.

Investigar é um direito e, acima de tudo, um dever dos vereadores, independente de situação ou oposição, e para isso é necessário que eles conheçam bem o que vão votar. Portanto, mandar projeto em cima da hora para a casa votar é optar pelo acirramento entre as forças. E isso não é bom para a população. Veja-se, inclusive, essa votação pelo aumento dos servidores que foi prejudicada.

Só para lembrar alguns vereadores, e pegando um raciocínio do livro A Arte da Guerra, conhecer bem o adversário é o principio básico para se alcançar o objetivo desejado. Ou seja, é necessário cada um fazer a sua parte sem deixar de compreender as atitudes dos outros. Isso se chama maturidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário