terça-feira, 18 de outubro de 2011

Medicina e política: um vínculo entre duas profissões


Que bom se outras classes de trabalhadores participassem tão ativamente da política como os médicos. É impressionante a quantidade de profissionais da medicina que ingressam na carreira política.

Para se ter uma ideia, somente no Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), dos 10 pré-candidatos, 6 são médicos. Em Juazeiro, dos últimos 5 prefeitos, 4 são médicos. Isso para não falar do congresso.

Não é a toa que essa é uma das classes que menos faz greve. Seus interesses estão muito bem representados nas esferas do poder.

Com relação aos possíveis incentivadores de tamanha participação está, principalmente, a carência da população com relação a serviços básicos como saúde. Quando se está com a vida ameaçada por uma doença e o médico dá a solução para o problema, ele se transforma em salvador, o que acaba se transferindo para outros setores.

Mas, na verdade, o que deve ficar é o exemplo para que as outras classes vivam mais a política, afinal ela pertence a todos.

E neste dia 18 de outubro, nossos parabéns aos médicos políticos ou não, pelo seu dia, nas pessoas de profissionais como Manoel Santana, Danúbio Alves Pinto, Valdetário Brito, Franciberto Farias Ribeiro, Raimundo Macedo, Francimário, Manoel Salviano, Marcos Cunha, Mauro Sampaio, Herculano Silva, Arnon Bezerra, Giovanni Sampaio e muitos outros que na política ou no ofício continuam buscando o bem estar da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário