sábado, 15 de outubro de 2011

Promotores contra a fraude


Realmente a justiça eleitoral tem dado um banho de competência no trato firme e corajoso, no que diz respeito ao combate as fraudes eleitorais. Depois de cassar vários prefeitos no Ceará, agora os promotores querem evitar que fraudes aconteçam, agindo preventivamente.

Desta vez eles estão de olho no processo de alistamento eleitoral nas zonas eleitorais. Eles querem observar anomalias, como o crescimento anormal dos eleitores por município. A ordem é conferir se o total de transferência de eleitores ocorridos no ano de 2011 superou em mais de 10% às transferências de eleitores registradas no ano de 2010.

Ou seja, quando esse número cresce demais num curto espaço de tempo é porque existe uma possível fraude a vista. É o combate a velha prática de trazer eleitor de fora para complementar a votação de algumas legendas.

Está de parabéns a justiça eleitoral que, enquanto alguns políticos estão sem estimulo e sem garra, como disse o senador Pedro Simon (PMDB – RS), a justiça parece estar com o gás todo. Que continue assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário