segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fim de semana de congresso e convenções


O PSB realizou o congresso estadual do partido, neste domingo, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. O evento elegeu os delegados para o congresso nacional da legenda, marcado para os dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília.

Já o PMDB, realizou várias convenções municipais, sendo uma das mais representativas em Canindé, que contou com as presenças do senador Eunício Oliveira e do vice-governador Domingos Filho.

Foram dois eventos aparentemente iguais, mas com objetivos diferentes. O PSB, além eleger os delegados nacionais, viu o evento se transformar num palanque para tencionar o governador ao colocar que o partido tem os melhores nomes para disputa em Fortaleza. O deputado estadual Roberto Cláudio, presidente da Assembleia, puxou a discussão e foi muito aplaudido.

A tese foi abafada pelo discurso do governador Cid Gomes, que reafirmou a intenção de fortalecer a aliança com o PT. Ele deixou claro que, por sua vontade, o PT deve ter a preferência na indicação do nome da base aliada.

Na verdade, Roberto Cláudio pensa agora, mas Cid pensa na sucessão estadual onde a manutenção da aliança com o PT será de extrema importância para permanência no comando do Estado.

Agora é importante entendermos que isso é normal. Daqui a dois anos veremos o mesmo filme, mas pelo lado do PT querendo a indicação para o governo. Resta saber se as lideranças petistas terão a mesma força para manter o acordo com o PSB.

O detalhe ficou por conta da inclusão na lista de delegados, por Cid Gomes, que presidiu o congresso estadual, dos nomes de Sérgio Novais e da deputada estadual Eliane Novais, entre os 46 nomes. Foi a velha máxima de que não se faz política com magoa nem rancor.

Enquanto isso o PMDB rumou para o interior realizando convenções em vários municípios. Na convenção de Canindé, uma das maiores, o senador Eunício Oliveira, conclamou a militância para apostar no crescimento do PMDB e fechar alianças que tenham identificação com o projeto político do Governo Dilma Rousseff e do governador Cid Gomes.

Acreditando estar fora da disputa de Fortaleza, o PMDB procura se fortalecer na base dos municípios para ganhar a indicação ao governo do estado em 2014. A indicação deve ser feita pelo PSB de Cid, mas não necessariamente deva vir do partido. Alguns acreditam que, com exceção do PT, ela pode sair de qualquer partido da base.

Assim, Eunício Oliveira e Domingos Filho, hoje unidos pelo crescimento do PMDB, podem em 2014, ter posições diferentes. Ambos têm o sonho de governar o Ceará. Domingos Filho, mesmo sendo uma grande liderança vem de uma região com menor importância eleitoral; diferente de Eunício que tem o controle do partido e vem da região que mais cresce no estado e a muito reivindica o comando do estado. E aí o bicho vai pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário