sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Câmaras de Crato e Juazeiro com discussões polêmicas

No Juazeiro, os vereadores aprovaram ontem, 26, um projeto de indicação do executivo de ampliação de 100h/a para os professores concursados em 2007.

Mas, apesar de aprovado, o projeto foi muito questionado na sua legalidade, principalmente, imaginem, pelo vereador professor Antônio, ex-secretário de educação. Mas, o questionamento dele é pertinente. O vereador está preocupado de como ficará o recolhimento do fundo de garantia para a aposentadoria. Ele teme que os servidores precisem pagar essa conta pós aposentadoria. Citou inclusive sua experiência própria.

Ronaldo de Ronas, disse que o projeto trata do aumento e que esses detalhes não estão a cargo dos vereadores. Além do mais, disse ele, foi feito um estudo pela procuradoria e foi aprovado nas comissões, por isso, votou com confiança o beneficio para os funcionários. E Gledson Bezerra acusou o projeto de ser eleitoreiro e destacou que isso só acontece na Câmara de Juazeiro.

Quanto a observação do professor Antônio acredito ser válida, mas nesse momento em que todas as classes de trabalhadores reivindicam aumento, você barrar uma ampliação de 100h/a, por qualquer que seja o motivo é pedir para ser odiado. Tanto que até ele votou a favor.

Já o vereador Ronas, precisa entender que se fosse para confiar plenamente na procuradoria e nas comissões, o projeto não precisaria ser levado a apreciação do plenário da Câmara. Todos os projeto merecem ser levados a discussão antes de ser aprovado.

E o vereador Gledson, está fazendo seu papel de oposição, mas precisa entender que isso não acontece somente em Juazeiro. Isso é inerente da política legislativa, seja ela municipal, estadual ou federal; ganha quem tem mais força. Para isso existem as articulações políticas. A oposição em Juazeiro cresceu muito graças essas articulações, agora é continuar trabalhando, mas preservando a imagem da casa a qual ele faz parte. Isso se chama respeito ao voto do povo.

Enquanto isso no Crato os vereadores de oposição não parecem estar satisfeitos com o edital do concurso divulgado a poucos dias pela prefeitura.

Eles apontam uma serie de irregularidades e número de vagas irrisório para a real necessidade do município. A vereadora Mara Guedes (PT), vai fazer um pronunciamento na seção de segunda-feira sobre o assunta e o assunto promete ganhar corpo.

Parece que os poderes representativos do povo em Crato e Juazeiro têm muito sobre o refletir no final de semana.

Um comentário: