quarta-feira, 2 de abril de 2014

Câmara de Juazeiro: Justiça afasta ex-presidente Zé de Amélia

O ex-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador José de Amália Júnior (PSL), foi afastado das funções parlamentares na tarde dessa terça-feira, 1º de abril, por decisão do juiz da 2ª Vara Criminal, Péricles Victor Galvão de Oliveira.

O ex-presidente é acusado de fraude em empréstimos consignados, através de aumentos exorbitantes nos salários de servidores para viabilizar os acordos bancários. A fraude teria acontecido durante sua gestão à frente do Poder Legislativo no biênio 2011-2012. Segundo a denúncia, não havia amparo legal para os aumentos que variaram de 67% a 566%.

Ainda na segunda-feira, 31 de março, o MP e a Polícia Civil cumpriram mandado de busca e apreensão de documentos na Câmara e nas residências dos investigados. As apreensões, além das quebras de sigilo telefônico e fiscal dos investigados, foram determinadas, também, pelo juiz Péricles Victor.

Participaram da ação de busca e apreensão, os promotores Alessandra Magda Ribeiro, José Silderlândio do Nascimento e Lucas Felipe Azevedo; além do delegado da Polícia Civil Giuliano Sena, com o apóio de policiais civis e militares.

A investigação abrange outras denúncias, como falsificação de contracheques, que devem ser reveladas na manhã dessa quarta-feira (02), em coletiva de imprensa, convocada pelo Ministério Público do Estado (MPCE), na pessoa da promotora Alessandra Magda Ribeiro.

O vereador deve permanecer afastado da Câmara até a conclusão das investigações e instrução processual. Zé de Amélia está proibido, ainda, de manter contato com qualquer dos investigados. Os nomes dos outros investigados ainda não foram revelados pela justiça.

Suplente:

Com o afastamento do vereador Zé de Amélia, assume já na sessão ordinária dessa quinta-feira (03), a suplente do PSL, Auricélia Bezerra Sousa (Auricélia da Casa dos Óculos). Auricélia teve 1.479 votos e estava na coligação “Junto e Misturado”, formada pelo PMDB, PSL e DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário