terça-feira, 1 de abril de 2014

Câmara de Juazeiro: Presidente sob pressão de funcionários e MP

A suspensão das duas sessões ordinárias da última semana, não diminuiu a pressão enfrentada pelo presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), nos últimos meses. Além de conviver com a possibilidade de afastamento, motivado por uma investigação do Ministério Público do Estado (MPCE), o presidente está sendo pressionado pelos servidores da Casa que exigem uma resposta sobre o reajuste de 20% nos salários.

Sobre a investigação do MPCE, que apura denúncias de compra de votos para a eleição de parte da atual mesa diretora, o promotor Lucas Azevedo, disse que as investigações seguem em sigilo, mas que em breve deve se pronunciar sobre o resultado dos trabalhos. Todos os vereadores, além de outras testemunhas já foram ouvidos em várias oitivas.

Sobre o reajuste dos salários, decretado pelo ex-presidente Darlan Lôbo (PMDB) e não efetivado, o presidente Capitão Vieira, ainda em fevereiro, disse que o aumento estava sendo analisado pelos setores de Contabilidade e Recursos Humanos para se conhecer o impacto causado na folha.

O presidente justificou a decisão como de responsabilidade fiscal. “Existe uma Lei de Responsabilidade Fiscal que tenho que cumprir, sob pena de incorrer em improbidade,” disse Capitão Vieira, ressaltando que quando estivesse com os pareceres em mãos iria colocar em plenário para deliberação e votação.

Segundo informações dos próprios servidores, que preferiram não se identificar, o clima na Câmara é tenso com a recusa do presidente em acatar o percentual de aumento deixado por Darlan. Na avaliação dos funcionários, o aumento de 20% é descartado por causar um impacto de R$ 20 mil por mês na folha.

Em entrevista por telefone, o ex-presidente Darlan Lôbo, assegurou que o aumento de 20% foi autorizado pelos setores da Contabilidade e Recursos Humanos, inclusive com cálculos de impactos na folha. “Na época, fui procurado pelos servidores com a reivindicação e sugeri aos setores o estudo baseando um aumento de 12%. Mas, tive como resposta que a folha comportava 20% sem comprometer o orçamento,” disse Darlan.

Darlan disse ainda que o projeto do aumento foi elaborado pela assessoria jurídica, na pessoa do advogado Erivaldo Oliveira e o pelo procurador da Casa, o advogado Marcelino Oliveira. Hoje, a folha de pagamento de pagamento da Câmara ultrapassa R$ 200 mil.

Sessão solene

Aproveitando a suspensão da sessão ordinária, a Câmara de Juazeiro acabou realizando Sessão Solene, na quinta-feira (27), para homenagear com a Medalha Beata Maria de Araújo, seis mulheres de destaque na cidade. A homenagem faz parte do Dia Internacional das Mulheres e o centenário de morte da Beata Maria de Araújo.

Foram homenageadas a prima da protagonista dos “milagres” em Juazeiro, Maria Suerda Araújo Bernardo; a psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti; a assistente social Maria Iramir Macedo Feitosa; a vereadora de Maceió e ex-senadora Heloisa Helena; a enfermeira Maria Laís de Brito Norões e a educadora Maria de Lourdes Farias Feitosa.

Segundo o presidente Capitão Vieira, a escolha das agraciadas se deu por critérios de abnegação, exemplo de vida, humanitarismo, serviços prestados à coletividade e competência profissional. A Medalha foi instituída foi instituída em 2009, com iniciativa da vereadora Mara Torres (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário