quarta-feira, 23 de abril de 2014

Câmara de Juazeiro: oposição vai intensificar fiscalização às verbas federais no município

Os vereadores de oposição em Juazeiro do Norte, Normando Sóracles (PSL) e Cláudio Luz (PT), destacaram no retorno do feriado de Semana Santa, durante a sessão dessa terça-feira (22), os investimentos do Governo Federal em Juazeiro do Norte. Os pronunciamentos reafirmaram a necessidade de intensificar a fiscalização dos recursos no município.

Durante seu pronunciamento, o vereador Normando Sóracles falou sobre a fiscalização que pretende fazer sobre os R$ 9 milhões destinados a Defesa Civil do Município para ações que amenizem os efeitos das fortes chuvas caídas em Juazeiro nos últimos meses.

Normando pediu que todos os vereadores fizessem o mesmo, já que, segundo ele, o dinheiro no caminho de Brasília para Juazeiro costuma evaporar, sumir. “Parece que o dinheiro vem numa peneira. Claro que nós sabemos que ele fica retido nas muitas comissões que são descontadas até chegar ao destino,” disse Normando.

No caso da reconstrução de ruas e avenidas destruídas, o vereador destacou que as obras devem começar pelo saneamento básico para que o asfalto não se desmanche como de costume. “Não podemos mais conviver com esse caos que estamos vendo em Juazeiro. Basta chover que a cidade se desmancha,” disse Normando.

O vereador Cláudio Luz, observou que é preciso solicitar a relação das ruas asfaltadas e quanto custou cada metro de asfaltou ou de calçamento. Em seu pronunciamento, o vereador Cláudio, destacou que até agora a prefeitura não divulgou o relatório dos estragos causados pelas chuvas e as prioridades dos serviços a serem executados. “Não se sabe, sequer, onde e quem foi atingido pelos efeitos das chuvas. Isso deveria ter sido critério, inclusive, para o decreto de emergência do governo municipal,” disse Cláudio.

Cláudio observou, ainda, que no ano passado foi aprovada uma suplementação orçamentária para a Secretária de Infraestrutura, também, com intuito de amenizar os estragos das chuvas, mas que até agora não se sabe como o dinheiro foi gasto.

O vereador criticou as muitas obras paradas e inacabadas no município, segundo ele, porque falta ao município cumprir com a sua parte. Cláudio relacionou obras como creches, anel viário, macro-drenagem, estacionamento dos romeiros, entre outras. Segundo o vereador, enquanto isso, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) segue “iludindo a população com a história do Hospital Municipal”.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), observou que infelizmente, obras como drenagem e saneamento não são de interesse dos gestores porque são consideradas obras interadas. Já o vereador Tarso Magno (PR), exemplificou que todos os gestores usam obras feitas com recursos federais para se promover.

Normando finalizou chamando a atenção para o fato do Governo Federal não conseguir fiscalizar a aplicação dos próprios recursos.

Posse de suplente

Momentos antes do início da sessão a suplente de vereador Auricélia Bezerra (PSL), foi empossada pelo presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTN). O presidente destacou a seriedade com que o processo foi conduzido e deu as boas vindas à nova parlamentar.

No final da sessão, Auricélia usou a tribuna da Câmara para agradecer aos eleitores, amigos e familiares pela conquista. Auricélia destacou que as divergências políticas são saudáveis, mas que deve prevalecer a harmonia entre as forças em prol da população, do bem comum.

Em entrevista a vereadora voltou a destacar que deve fazer um mandato voltado às questões de valorização de setores como a educação, saúde, cultura e esporte. Além disso, Auricélia disse que deve atuar dentro de um cronograma de ações propositivas.

(Fotos: Cícero Valério / Agência Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário