quinta-feira, 17 de abril de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 15 de abril de 2014

Oposição unida em Farias Brito

Sem perder tempo na busca de apoio para 2016 a oposição de Farias Brito está conversando para definir uma unificação na escolha dos seus representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Até o fim deste mês de abril deve ser realizada a segunda reunião entre PMDB e PT para finalizar as escolhas. Na reunião deve ser discutido o compromisso político dos escolhidos. À frente da discussão estão os petistas Alfredo Macedo e Samuel Linhares, e o peemedebista Jerônimo Oliveira. É claro, os lideres garantem que dentro dos critérios de escolha estão a capacidade dos escolhidos em apresentar projetos para o desenvolvimento do município. Agora é saber o poder de atração de outras forças para somar a essa boa estratégia. Claro que na política, contra a máquina, tudo fica mais difícil. Agora é esperar e ver onde vai dar essa união das oposições.

Concurso do Barro sem homologação

Mais um fato bem inusitado marca a administração do prefeito de Barro, Neneca Tavares. Depois de deixar que vândalos, ou ladrões, roubassem os pneus de um ônibus escolar e um caminhão pipa, ambos novos e recém doados pelos governos federal e estadual, o prefeito autorizou a divulgação do concurso público em dezembro de 2013. Mas, até agora, não chamou ninguém. Na verdade a situação é mais preocupante, já que, o prefeito não homologou o concurso e os participantes correm o risco de perder o esforço. Agora os concursados aprovados ameaçam ir ao Ministério Público Estadual para denunciar o caso. Outros já encaminham pedidos de liminares junto ao judiciário. Mesmo com as ameaças, o prefeito insiste em não receber os interessados para dar uma satisfação sobre o concurso. Talvez o MP consiga convencê-lo do contrário. É esperar para ver!

Câmara de Mauriti sem medo de falar

A Câmara de Mauriti, realmente não se cansa de inovar. Desta vez a Casa Legislativa proporcionou aos vereadores, funcionários e sociedade civil uma palestra denominada ‘Vencendo o medo de falar em público’. A palestra do professor Luis Geraldo, da Faculdade Leão Sampaio, observou as técnicas de falar em público, como uma necessidade para todos. Os participantes foram orientados sobre a imagem do orador, postura corporal, direcionamento do olhar, entonação de voz, pausas e silêncio, gestos e integração do corpo com a apresentação. O presidente da Câmara, vereador Mano Morais, observou que a palestra serviu para capacitar os vereadores e servidores para ter mais confiança quando galgar melhores colocações na sociedade. A visão é boa e a iniciativa é valida. É uma iniciativa a ser copiada. As Câmaras estão carentes de bons oradores.

E por falar em Mauriti

Quem andou reafirmando seu pensamento de seguir com a pré-candidatura a deputado estadual foi o ex-prefeito de Mauriti, o petista Isaac júnior. Depois de ter sido, segundo ele, mal interpretado em uma reunião quando disse que estava a disposição do partido com relação a indicação da vaga, o ex-prefeito voltou a anunciar sua pretensão a vaga na Assembleia Legislativa. O nome de Júnior foi colocado de forma definitiva no último encontro do partido em Fortaleza. O ex-prefeito faz parte do grupo político do deputado federal José Guimarães e deve dividir o eleitorado do partido na região do Cariri com o, também, ex-prefeito de Juazeiro Manoel Santana. É claro que nessa divisão é preciso resolver problemas como o de Assaré, onde acordos políticos devem levar o prefeito Samuel Freira (PT) a votar em um nome fora da sigla. Nada que uma conversa não resolva.

Fora da pauta em Milagres


Nem a base do prefeito de Milagres, Hellosmam Sampaio (PMDB), entendeu quando na última sessão extraordinária da Câmara, o chefe do Executivo mandou tirar da pauto um projeto considerado importante. O projeto autoriza a realização de convênios de cooperação com o Governo do Estado e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE); além de celebrar contrato com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Durante a sessão, que durou mais de 3 horas, o gerente da CAGECE, Jacinto Leal, falou sobre as ações da empresa que, segundo ele, dá cobertura a 75% dos domicílios do município. O intrigante é que o executivo parecia ter os dois terços dos votos para aprovar o projeto, mas acabou retirando. Nem o presidente da Casa, vereador Antônio Ede, que retirou o projeto, soube explicar os motivos. A data para o retorno não foi marcada. Ou seja, é esperar!

Enquanto isso...

... O juiz da 16ª Vara Federal, José Eduardo de Melo Vilar Filho, condenou o ex-prefeito de Granjeiro, Vicente Felix de Souza, a 3 anos e 6 seis meses de reclusão. A pena que se estendeu a esposa, Elizete Ferreira, e a irmã Ana Paula, se baseou em desvio de dinheiro público, destinados as pastas da Educação e Saúde do Município.

...  Em Várzea Alegre aconteceu no último dia 11 de abril a VII Procissão do Fogaréu. Seguiram o cortejo grupos de penitentes de Barbalha, Lavras de Mangabeira e Cedro. A Procissão é o ponto alto do encontro dos penitentes do Cariri. O evento fortalece a cultura popular e o intercâmbio dos grupos.

... O município de Santana do Cariri anunciou inscrições para concurso público. O concurso deve preencher 226 vagas nas mais diversas áreas. A responsável pelo certame será a Universidade Patativa do Assaré (UPA). É torcer para que a prefeita Daniele Machado homologue e chame os aprovados.

... A administração de Caririaçu incentivou a paralisação total das atividades do município na última sexta-feira (11). A atividade faz parte do projeto nacional denominada “Viva meu município” encabeçado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE). Parou tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário