quarta-feira, 23 de abril de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 22 de abril de 2014

Vereador de Tarrafas pego pelo TCM

O principal vereador de oposição em Tarrafas, Francisco Adeilton da Silva, aprece em relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), como um dos responsáveis por processos licitatórios, exercício de 2005, com irregularidades. Adeilton foi membro da Comissão de Licitação do ex-prefeito Antônio Dorival Oliveira. O vereador, o ex-prefeito e outros investigados, tiveram sua atuação nos processos de licitação receberam nota improbidade administrativa pelos atos praticados. Segundo o TCM, foram contratadas empresas sem registros e sem atribuições para o serviço, além de favorecimento a empresas, em alguns casos, tendo a frente “laranjas”, e ausência de publicação do ato convocatório. No total foram aplicados cerca de R$ 11 mil em multas.

Prefeito de Ipaumirim na Delegacia

Uma atitude, no mínimo, imprudente. É como pode ser avaliado o comportamento do prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves de Freitas, o Puíca (PSD). Na última semana ele foi detido pelo Policiamento Tático Rural (Cotar), depois de tentar fugir de uma barreira montada pelos policiais. O prefeito foi perseguido, detido e autuado por direção perigosa. O fato aconteceu na CE 288, próximo ao município de Aurora. Foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na Delegacia de Brejo Santo. Até agora, nem os policiais, nem a população de Ipaumirim, entenderam a atitude do prefeito fujão. O detalhe é que o prefeito não aparentava sinais de embriagues e os documentos estavam em dia. Tomará que ele não use a mesma prática para dirigir o município. No lugar da PM, ele pode ser autuado pelo TCM.

O combate a seca em Mauriti

Enquanto a maioria dos prefeitos, ou se conformaram com as chuvas dos últimos meses, ou estão esperando ajuda dos programas dos governos do Estado e Federal, parece que o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, não está empolgado com as últimas chuvas, nem a esperando a ajuda institucional. Ele intensificou, nas últimas semanas, a perfuração de poços profundos, principalmente, em comunidades rurais. O prefeito se orgulha de dizer que a maioria dos poços são perfurados com recursos próprios. Segundo Evanildo, a meta é garantir a segurança hídrica da população mais carente. Os moradores do Distrito de Anauá, último a ganhar o benefício, agradeceram a administração no site oficial da prefeitura. A atitude é valida e merece ser copiada; é claro, pelos prefeitos organizados financeiramente.

O combate a violência em Mauriti

Muito difícil a situação do combate ao crime no município de Mauriti. A única viatura da Polícia Militar, uma Toyota Hilux, após ser danificada em uma operação que tinha pela frente o, então, foragido Francisco Josiano Pereira, conhecido como “Brinquedo”, não voltou a funcionar a contento. Na operação, a viatura foi danificada e o concerto não resolveu. De início uma das portas da viatura ficou amarrada com cordas, mas agora nem as cordas estão resolvendo. O fato aconteceu em outubro de 2013 e a viatura ainda está circulando com o defeito e representa perigo aos policiais. É interessante que as autoridades responsáveis pela segurança resolvam o problema o mais rápido possível. O caso chegou até esta coluna, como forma de alerta e merece a devida atenção.

E por falar em segurança...

Um fato mais que inusitado aconteceu em Santana do Cariri. É que o município, através da Secretaria de Obras, modificou uma viatura do “Pró-cidadania” para seu uso. A mudança dos adesivos e a retirada de alguns equipamentos acabaram descaracterizando a viatura, usada no auxilio da ronda policial no município. O disparate acabou sendo denunciado pelo comandante da Companhia de Polícia Militar do Crato, Capitão Luciano, ao Ministério Público do Estado e a Secretaria de Segurança do Ceará. O secretário Servilho Paiva, mandou recolher a viatura para caracterizá-la novamente. O problema é que a viatura ainda está em Fortaleza e o combate ao crime está desfalcado. O mais interessante no caso é que a administração municipal promoveu, inclusive, desfile para anunciar o veículo como seu. Difícil entender!

A festa dos caretas no Cariri

Durante a Semana Santa a Região do Cariri assiste a uma das mais tradicionais e antigas manifestações culturais do Ceará, a festa dos Caretas. A manifestação, cultivada há mais de 100 anos, mistura o sagrado e o profano, quando homens vestidos com roupas esfarrapadas, saem mascarados tendo as mãos chocalhos para chamar a atenção. Segundo a tradição os Caretas, ou espantalhos, protegem o Judas dos invasores. Outra interpretação diz que a tradição começou com os agricultores para comemorar a colheita. Em municípios como Jardim, os Caretas são organizados em associação que tem se destacado na luta pelo fortalecimento da cultura popular. A tradição mantém viva a cultura popular e, de quebra, atrai turistas para apreciar a brincadeira. Vale à pena preservar!

Enquanto isso...

... Em Milagres, crianças do grupo Infância Missionária, da Igreja de Nossa Senhora, encenaram a Paixão de Cristo pelas ruas da cidade. A apresentação emocionou a todos que assistiram o desempenho. O trabalho foi organizado pela coordenação da primeira catequese e teve como objetivo resgatar a cultura Milagrense.

... Quem vive uma expectativa cruel é o prefeito de nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD). É que o procurador Regional Eleitoral, Rômulo Conrado, deu Parecer favorável à cassação do seu diploma. O prefeito é acusado de captação ilícita de votos e se beneficiar com a contratação irregular de pessoal no período da eleição de 2012.

... Em Caririaçu, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município, têm ido às comunidades rurais para orientar os agricultores no sentido de diminuir o uso de defensivos químicos nas lavouras. Os técnicos apresentam alternativas orgânicas para o problema das pragas. A ideia é mais que valida!

... Em Altaneira, já se passaram mais de dois meses, desde a tentativa de assalto ao terminal do Banco do Brasil, quando o mesmo foi danificado. O equipamento, até o momento, continua sem uso por falta de condições. Foram feitos investimentos como porta e central de ar, mas até agora nada. A população reivindica o funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário