quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vereadores de Crato antecipam eleição da mesa diretora

A Câmara do Crato aprovou nessa terça-feira (29), em segundo turno, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município que permite a antecipação da eleição da mesa diretora. A antecipação diz respeito à renovação da mesa para a última sessão do primeiro período do segundo ano legislativo.

A Emenda, assinada por 14 dos 19 vereadores foi apreciada pelo plenário da Casa com votação em dois turnos. Na primeira votação, segunda-feira (28), foram 13 votos favoráveis e um contrário. Faltaram a sessão os vereadores Jales Veloso (PTN), Bebeto Anastácio (PROS) e Guer (PSDB).

Na segunda votação, terça-feira, foram 13 votos favoráveis com quatro contrários. Votaram contrários os vereadores Amadeu de Freitas (PT), Jales Veloso (PTN), Bebeto Anastácio (PROS) e Guer (PSDB). O vereador Guri não compareceu a sessão.

Votaram a favor da Emenda os vereadores Tiago Esmeraldo (PP), Fernando Brasil (PSB), Darcio Luiz (PSDB), Henrique Leite (PV), Nagila Rolim (PSD), Nando Bezerra (PTB), Espedito Anselmo (PTN), Pedro Alagoano (PSB), Galego da Batateira (PMDB), Marquim do Povão (PMDB), Luciano Saraiva (PSL), Paulo de Tarso (PMDB) e Celso dos Frangos (PP).

O vereador Tiago Esmeraldo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), disse que a antecipação da eleição deve evitar a interferência de forças políticas externa na decisão da mesa. “Além disso, a antecipação vai proporcionar mais tempo para a transição em caso de mudança nos membros da mesa,” disse Tiago.

Sobre o parecer da CCJ, o vereador Tiago ressaltou que foi favorável, já que, não foi identificada qualquer ilegalidade e a Emenda ser completamente constitucional. O projeto foi aprovado com uma emenda do vereador Nando Bezerra, membro da CCJ, e neste ano, excepcionalmente, a votação deve acontecer no dia 20 de maio. A data prevista seria 20 de junho, mas foi mudada por ser mês da Copa do Mundo.

O presidente da Câmara, vereador Luis Carlos, declarou abstenção na primeira votação e acabou não votando na segunda. Sobre sua avaliação acerca da antecipação, ele disse que deve conversar com sua base política para falar sobre o assunto. “Na verdade, estava viajando e quando cheguei acabei sendo pego de surpresa já com o tramite final do projeto e as votações,” disse Luis Carlos.

O projeto, que deu entrada no dia 21 deste mês, já entra em vigor a partir desse dia 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário