segunda-feira, 28 de abril de 2014

Encontro para discutir problemas de Juazeiro vira tensão política

Uma polêmica recheada de embate político, acabou chamando a atenção durante a Audiência Pública da Câmara de Juazeiro do Norte, realizada na última sexta-feira (25), no Auditório do Hotel iu-á. Em determinado momento o debate tomou o rumo do acirramento político e quase fugiu ao controle da organização.

O evento, inicialmente organizado para identificar demandas nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança e educação, acabou sendo taxado de comício eleitoral. A avaliação foi feita pelo vereador Normando Sóracles (PSL), durante sua explanação, quando cobrou mais objetividade dos deputados sobre o que desejavam fazer pelo município de Juazeiro.

No mesmo rumo, o vereador Tarso Magno (PR) cobrou mais efetividade das propostas elencadas pelos deputados. Em contraponto aos discursos que se alteravam, o vereador Gledson Bezerra (PTB), pediu cautela nos pronunciamentos e avaliou como contrassenso parlamentares cobrar de outros parlamentares ações que cabem ao Poder Executivo. “É preciso ter calma. O certo é cobrar empenho político e poder de articulação para encaminhar determinados projetos e ações,” Observou Gledson.

O deputado federal Manoel Salviano (PSD) ratificando a intervenção de Gledson, também pediu cautela, reafirmando que parlamento não é executivo. Em um dos momentos de maior tensão, o deputado Camilo Santana (PT) disse estar consciente do que tem realizado, tanto como secretário de governo, quanto como deputado em prol de Juazeiro. “É muito fácil fazer discurso. Mas, na prática, a coisa é bem diferente,” desabafou Camilo.

Mas, o que parecia estar no auge da polêmica, se acirrou ainda mais quanto o deputado Manoel Salviano anunciou sua saída prematura do evento e foi desafiado pelo representante do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), o ex-deputado Giovanni Sampaio, a permanecer na audiência. Salviano se retirou sob o argumento de ter outros compromissos.

Com a saída, o representante do prefeito, passou a acusá-lo diretamente de não trabalhar por Juazeiro. Giovanni fez duras críticas ao deputado Salviano, afirmando que ele não colocou nenhuma emenda parlamentar para Juazeiro nos últimos 14 anos. “Se ele (Salviano) me mostrar apenas uma emenda para a cidade, nos últimos 14 anos, eu renuncio a minha candidatura é o apoio,” disse Giovanni. O ex-deputado Giovanni acabou sendo convencido a diminuir o tom das criticas.

O começo previsível

Já na abertura da audiência o vereador Gledson Bezerra, responsável por fazer a exposição dos objetivos do evento, deixou clara sua insatisfação com a pequena participação dos deputados votados em Juazeiro do Norte. “Fico triste com a pouca representatividade dos parlamentares convidados,” disse Gledson. Entre os muitos parlamentares convidados para o evento, compareceram, além do deputado estadual Camilo Santana e o deputado federal Manoel Salviano, apenas a deputada estadual Mirian Sobreira (PSB).

Nas explanações iniciais os deputados e representantes já desenvolviam uma linha crítica. Giovanni Sampaio observou que Juazeiro é uma cidade sem saneamento básico, o que, segundo ele, deságua como problema na saúde. Ainda sobre a saúde, Giovanni denunciou que “existe uma máfia na questão da medicação de alto custo e órteses e próteses”.

O deputado Manoel Salviano destacou a importância do momento e sugeriu que os prefeitos do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) organizassem outros momentos do mesmo porte com empresários e médicos. O deputado criticou a falta de drenagem na cidade, denunciou o abandono do Parque Ecológico da Timbaúbas e observou o fato dos últimos prefeitos de Juazeiro não solicitarem emendas parlamentares ao seu mandato. Segundo o deputado, as emendas da bancada cearense somam a quantia de R$ 200 milhões por ano.

O deputado Camilo Santana observou que as cidades brasileiras crescem sem planejamento e o desafio é garantir a melhoria da vida da população. Segundo o deputado, os investimentos foram concentrados na capital e região metropolitana. “Os governos do Estado e Federal estão mudando esta lógica,” disse Camilo, ressaltando a importância do debate para que os governos saibam das demandas.

Entre as demandas mais discutidas no evento se destacaram a necessidade de implantação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO), viabilização de uma casa de recuperação para dependentes químicos, melhoria das estradas rurais, macro-drenagem, recuperação da malha viária, ampliação do campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mais policiais e peritos para a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário