terça-feira, 29 de abril de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 29 de abril de 2014

TCM de olho nas licitações

Para quem achava que a fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já estava atuante, frente às licitações de Prefeituras e Câmaras, deve se surpreender com o novo instrumento criado pelo órgão. É que a Diretoria de Fiscalização do Tribunal (Difi) vai aumentar, literalmente, a vigilância sobre os processos licitatórios. E para isso, já está funcionando o “Observatório das Licitações Municipais”. O novo núcleo tem por tarefa, acompanhar em tempo real todas as licitações no estado. São 184 municípios observados diariamente através de suas divulgações nos Portais de transparência; além de publicações em Diários Oficiais e nos meios de comunicação. Nas palavras do presidente, conselheiro Francisco Aguiar, o objetivo é garantir o interesse público. Se forem pegos em fraudes, os gestores serão punidos, inclusive, com ressarcimento financeiro. Vai dar o que falar!

MPF em Santana do Cariri

Promotores do Ministério Público Federal (MPF) fizeram diligência em Santana do Cariri para investigar denúncias dos vereadores de oposição, ainda, sobre a compra dos colorais. Os promotores percorreram a prefeitura, a Secretaria de Educação, o Almoxarifado e Escolas de três distritos. Eles ouviram produtores que fornecem para o programa Compra Direta. Foram colhidos depoimentos de agricultores do distrito de Dom Leme. Segundo informações, um agricultor disse que, apesar da nota, não vendeu Batata Inglesa. Ele assegurou ter vendido abacaxi. O MPF investiga ainda denúncia dos vereadores sobre a coleta do lixo. Em 2012 eram pagos cerca de R$ 40 mil/mês, o que, em 2014 o pulou para cerca de R$ 129 mil. Isso, para a coleta das mesmas 18 toneladas/dia. Tudo foi levado para análise. Ainda vai dar o que falar. É esperar!

Caririaçu limpando a casa

A Prefeitura de Caririaçu realizou na última semana, no Parque de Eventos Recreio Paraíso, uma verdadeira limpeza na prefeitura. Foram vendidos em Leilão Público Presencial, bens moveis de secretarias e gabinete. Quem compareceu aproveitou os preços de móveis de escritório e escolas, equipamentos de informática, sucatas de ferro e madeira, máquinas, monitores, televisores; além de motos, carros, motoniveladora e tratores. A prefeitura rebateu as críticas sobre a venda, dizendo que a realização de leilões é uma obrigação legal para o patrimônio dos órgãos públicos e que a atividade é fundamental para a reorganização e limpeza dos espaços e prédios públicos. Na Câmara a medida gerou pouco debate. Agora é esperar o posicionamento do TCM. Mas de imediato, certo mesmo, é que o evento foi um sucesso.

Titico caindo fora

Parece que o bom momento do deputado estadual Júlio Cesar Filho no Cariri, começou a dar seus primeiros reveses. Um dos apoios, já dado como certo, do ex-prefeito de Potengi, o Titico, acabou não acontecendo. O próprio Titico diz, nos bastidores, que as conversas não avançaram e que deve apoiar outro candidato a Assembleia. Resta saber quem perdeu mais. Pessoas próximas do deputado afirmam que há informação de que Titico costuma fechar com mais de um candidato. O deputado Júlio César está percorrendo todo o Cariri ao lado do ex-prefeito do Crato, Samuel Araripe. Mas, todas as bases com conversas iniciadas pelo deputado devem ser “atacadas” por adversários locais. Agora resta saber se o deputado está disposto a trabalhar para mantê-las tão longe do seu domicílio eleitora no município de Maracanaú.

Milagres prestando contas

Parece que a onda de críticas à saúde, ecoada por todos os municípios brasileiros, está despertando os gestores para fazerem prestação de contas das ações que consideram como avanço. Em Milagres, o secretário de Saúde, Cândido Sampaio, divulgou demonstrativo dos números da Central de Marcação de consultas do município. Segundo o documento houve um aumento significativo em relação ao anterior. Para o secretário o que anima é a agilidade com que foram atendidas os cerca de 1.500 pessoas que procuraram o serviço. Na verdade, a situação da saúde nos municípios é preocupante e a atenção básica é o grande gargalo do setor. Melhorar o acesso das pessoas a consultas e exames é o primeiro passo para a melhorar o serviço. Esperamos que os números reflitam a realidade!

Atitude corajosa em Mauriti

Tem chamado a atenção uma atitude do prefeito de Mauriti, Evanildo Simão. Segundo divulgação da assessoria, o prefeito tem percorrido pessoalmente as comunidades rurais para conhecer in loco as reivindicações. Ainda, segundo a assessoria, as visitas acontecem de forma permanente e sem agendamento prévio. O prefeito define a comunidade e, simplesmente, vai ao encontro dos moradores. O bate-papo acontece, geralmente, nas casas dos moradores. Sobre o resultado das visitas, o prefeito resume em três as principais necessidades apresentadas: água encanada, melhoria na saúde e estradas. Parece que o prefeito Evanildo abriu mão das famosas pesquisas para saber o que o povo quer. Segundo o próprio prefeito, as demandas estão solicitadas. Bom, agora é trabalhar para saná-las com urgência.

Enquanto isso...

... Em Várzea Alegre, o vereador Jeílson Sampaio denunciou que alunos da rede municipal estão sendo cobrados pelo fardamento escolar. Ele quer explicação, já que, segundo ele, na gestão passada o fardamento era doado pela prefeitura. O questionamento é justo e a Secretaria de Educação deve uma resposta.

... Os municípios de Milagres, Aurora e Caririaçu, ganharam agencias do INSS. As novas agências foram inauguradas pelo Ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB-RN) e pelos senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Pimentel (PT-CE). Antes os usuários tinham que vir a Juazeiro ou Crato para o atendimento. É avanço!

... Em Missão Velha, a Câmara aprovou doação de terreno para a instalação de mais uma Rádio FM na região do Cariri. O Sistema Cariri de Comunicação garante que o veículo vai proporcionar mais uma opção de entretenimento e boa informação. É o Cariri crescendo e melhorando sua comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário