quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 19 de agosto

Hospital precário em Campos Sales

A denúncia é de um usuário que precisou do serviço e se deparou com a triste realidade. Inconformado, ele recorreu à internet para postar as imagens do Hospital Municipal Mario Pinoti, em Campos Sales. Nas fotos fica visível o abandono da infraestrutura do hospital. As imagens mostram reboco e azulejos caindo, infiltrações nas paredes, moveis enferrujados e banheiros quebrados; além da denúncia de falta de medicamentos e condições de trabalho para os profissionais. Segundo o internauta, havia três hospitais na cidade; mas, agora a população tem apenas um e, vale salientar, em estado de agonia. Com a incapacidade de atendimento os pacientes da cidade acabam lotando os hospitais de Crato, Juazeiro e Barbalha. A denúncia é grave e merece atenção do judiciário.

Fogões, vaquejada e polêmica

A administração do prefeito Evanildo Simão, em Mauriti, foi até o Sítio Guiqui para distribuir mais um lote de fogões ecológicos doados em parceria com o Governo do Estado. Os fogões, ainda, bem utilizados na zona rural, potencializam a queima da lenha e diminuem a emissão de fumaça. Perfeito para o homem do campo, certo? Nada disso! Não satisfeita com a distribuição em época de eleição, a oposição acabou chiando pelos quatro cantos da cidade. A discussão ganhou corpo quando os defensores do prefeito questionaram a realização da Vaquejada pelo grupo do opositor Marcio Martins. Na verdade, o processo de campanhas eleitorais não pode paralisar eventos e distribuição de benefícios para população. Cabe as autoridades competentes fiscalizar e punir os excessos.

Alunos da UFCA em perigo

Deixou pais e comunidade acadêmica em pânico o trote dos alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri, a UFCA. Imagens que rodaram a rede mundial de computadores mostraram uma “pik up Estrada” com a caçamba e um reboque cheio de estudantes (calouros) melados com algo parecido com tinta. Até aí, tudo bem. O problema é que outros estudantes acabaram presenciando o motorista dando “cavalo de pau” com o carro e o reboque cheio de estudantes. Segundo relatos, por pouco não aconteceu algo muito grave. A atitude revoltou a comunidade escolar que pede providencias a direção do curso e a reitoria da Universidade. Depois de tudo, a discussão foi parar nas redes sociais e houve uma série de acusações e defesas. Na verdade, a atitude foi reprovável e merece uma atitude exemplar da direção da UFCA.

Oposição tirando vantagem

Quem comemorou a divisão política na administração de Brejo Santo, foi a oposição ao prefeito Guilherme Landim (Pros). Com a divisão de membros do governo e familiares do prefeito, os opositores do governo estão aproveitando para se engajar na campanha e tirar proveito. Vários membros do governo partiram para o apoio ao senador Eunício Oliveira (PMDB), enquanto que o prefeito e o pai, deputado estadual Wellington Landim, permanecem com o petista Camilo Santana. O detalhe é que os membros a oposição, também estão dos dois lados; mas, vale salientar, não vêm problema nisso. Querem mesmo é tirar vantagem. Nos bastidores, o prefeito e o pai deputado, ao ouvirem falar da esperteza, apenas, questionam: E tem oposição em Brejo Santo? Ou seja, primeiro a oposição tem que provar que existe.

Saúde de Jardim na mira do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios, depois de receber denúncia dos vereadores de oposição a administração da prefeita Analeda Luz, começou a tomar as providencias. O foco da denúncia que acabou entrando na mira do TCM é a situação dos PSFs. Recentemente, o Tribunal requereu da administração a relação das equipes do Programa Saúde da Família e Postos de Saúde, com os respectivos nomes, funções exercidas, carga horária e relatórios de visitas. O TCM quer, ainda, o livro de ponto das equipes, relatórios de controle interno, documentos licitatórios para locação de imóveis e muito mais. A prefeitura tem 30 dias para apresentar a documentação. A fiscalização é abrangente e deve preocupar a prefeita. Já a oposição comemora e promete alarde. Vamos esperar!

Contas aprovadas em Aurora

Quem não quis dar sopa para o azar foi o prefeito de Aurora, Adailton Macedo. Ele aproveitou a maioria na Câmara Municipal para aprovar suas contas de governo do exercício de 2010. A sessão realizada na semana passada, contou com a presença do prefeito que defendeu a aprovação. Quatro ausências dos vereadores da oposição fizeram boicote à votação, mas não conseguiram atrapalhar a votação que foi unanime. A ideia era deixar a sessão sem quórum. O presidente da Casa, vereador Chico Henrique, colocou as contas do aliado e mais três projetos em regime de urgência. Ou seja, não deu tempo, sequer, da oposição se manifestar na cidade. Na verdade, Adailton e Chico Henrique querem mesmo é evitar problemas no futuro. Nunca se sabe até quando dura a maioria.

Enquanto isso no Cariri...

... Em Caririaçu o prefeito João Marcos decretou luto oficial de três dias pela morte de seis pessoas, naturais do município, em acidente no Estado de Minas Gerais. Com o luto, foram adiadas as festividades do Dia do Município. Correta a atitude em atenção a dor dos familiares.

... Ainda em Caririaçu, o prefeito João Marcos assinou, na última semana, o termo de posse do novo secretário de Administração. Assume a pasta o engenheiro civil José Pilar Pereira, conhecido por Edilberto. Segundo informações da assessoria o novo secretário tem pós-graduação em administração. É esperar os resultados!

... Quem festeja o sucesso do seu evento festivo é a prefeitura de Milagres. O FestMilagres, foi encerrado na última semana e segundo a assessoria arrecadou uma grande quantidade de alimentos doados. Quem ainda questiona a data do evento, durante uma campanha eleitoral, é a oposição. A discussão deve seguir!

... Estão acontecendo os Fóruns comunitários do selo Unicef por todo o Cariri. Partiram na frente os municípios de Crato, Missão Velha, Caririaçu, Mauriti e Milagres. Os outros devem estar se articulando para breve. O evento acontece através de parceria entre o Conselho Tutelar, os articuladores do Selo nas cidades e as prefeituras. Vale a discussão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário