quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 4 de agosto de 2014

Vereadores de volta ao trabalho

Com o início do mês de agosto, os vereadores da maioria dos municípios do Cariri voltam ao trabalho. Polêmicas e debates acirrados prometem fazer, deste segundo período legislativo, um palco de acirramento político. Além da campanha eleitoral em curso, os vereadores caririenses devem voltar suas atenções para as eleições internas das mesas diretoras. Isso é claro, para aquelas que ainda não escolheram antecipadamente seus presidentes. O problema é que as discussões sobre as cidades e zonas rurais devem perder espaços importantes para a disputa política. Ou seja, a busca pela ampliação dos espaços de influencia de poder pode prejudicar as causas da população. Esperamos, pelo menos, que com a eleição em outubro, os vereadores se voltem para a melhoria dos municípios e do seu povo.

Jardim quer fim do nepotismo

Depois do exemplo de Juazeiro do Norte, dado pelo juiz da 1ª Vara Civil, José Acelino, que determinou a exoneração dos servidores comissionados com vinculo familiar até terceiro grau com prefeito Raimundo Macedo, o mesmo debate deve ganhar corpo na Câmara de Jardim. Com a decisão em Juazeiro, os vereadores de oposição, que são maioria na Casa, prometem reiniciar a discussão. A Casa já aprovou projeto da vereadora Dolores Rocha que proíbe a contratação de parentes, até terceiro grau, do chefe do Executivo. Mas, os parlamentares reclamam que, mesmo aprovado, o projeto contra o nepotismo não vingou por desobediência da prefeita Analeda Luz. O caso deve ir parar na justiça. Vereadores e população, dizem esperar o mesmo desfecho que aconteceu na terra do Padre Cícero. É esperar!

Bola dividida em Brejo Santo

Depois de não conseguir levar o ex-prefeito Washington Fechine, do PSB, para apoiar o petista Camilo Santana, o deputado Wellington Landim, do Pros, agora vai tentar explicar ao governador Cid Gomes e aliados, a debandada de parte da administração do filho, Guilherme Landim, em Brejo Santo. Segundo informações chegadas ao governador, o vice-prefeito Edmar Júnior e, até, alguns secretários já estariam fazendo campanha para o peemedebista Eunício Oliveira. Mas, o que estava ruim para Wellington pode piorar. É que chegou aos ouvidos da cúpula da campanha de Camilo que o irmão de Wellington, o ex-prefeito Wider Landim, também já estaria fechado com Eunício. Depois do fracasso de Missão Velha e a divisão em Brejo Santo, Wellington fica numa situação ainda mais delicada dentro do grupo. Difícil sustentar!

Porteiras em falta com transporte escolar

Se existe alguém que ainda duvida da força das Redes Sociais na internet, com certeza, deve muda o conceito em breve. O grande exemplo dessa força veio na semana passada, quando uma mãe de Porteiras resolveu denunciar o péssimo transporte escolar. Ao embarcar a filha, ela aproveitou para fazer fotos e filmes do interior do ônibus. As imagens de sujeira, alunos em pé e sem o cinto de segurança, foram parar numa pagina do facebook. Na postagem a mãe qualificou a situação como “falta de vergonha e de respeito” e, ainda, questionou o prêmio de escola “Nota 10” ganho pelo município. Curtidas e compartilhamentos à parte, a situação merece atenção. Não se faz educação com descaso. Se isso acontece em municípios premiados, imagine a situação dos outros. Se não falta dinheiro, talvez faltem mais atitudes como essa!

Mauriti e Brejo Santo em dia com o lixo

No Cariri, apenas os municípios de Mauriti e Brejo Santo estão livres das penalidades que devem ser impostas pela justiça pela não implantação de Aterros Sanitários em substituição aos lixões. É que eles conseguiram se adequar a lei federal 12.305, de 2010, que instituiu a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo limite venceu no último sábado, 02 de agosto. Na verdade, os dois municípios não esperaram uma solução “cair do céu”. Se a punição virá aos prefeitos desobedientes, não se sabe. Mas, os prefeito Evanildo Simão (Mauriti) e Guilherme Landim (Brejo Santo) estão de parabéns pela política prioritária de implantação dos Aterros. Agora, o que se espera é que, mesmo atrasados, os demais prefeitos tenham mais respeito ao meio ambiente e cumpram a lei o mais rápido possível.

Daniele Machado responde

A prefeita de Santana do Cariri enviou nota a esta coluna respondendo a comentário veiculado na edição anterior. Segue resposta na integra:
“A prefeita Danieli de Abreu Machado e a Administração Municipal de Santana do Cariri, está a disposição do Ministério Público Federal, e dos demais órgãos de fiscalização externa para prestar tantos quantos esclarecimentos forem necessários sobre as contratações dos profissionais de saúde no município. Apesar de ainda não ter sido notificada para prestar esclarecimentos, em razão da notícia veiculada nesta coluna, percebe que trata-se de denúncia já averiguada pelo DENASUS, órgão federal que fiscaliza a aplicação dos recursos do SUS, o qual arquivou as acusações por falta de provas de conduta ímproba. No mais reforça seu compromisso para com a população de Santana de Cariri, com a disposição de oferecer os melhores serviços.”

Enquanto isso no Cariri...

... Os agentes de trânsito de Milagres estão a ponto de parar suas atividades. Em assembleia realizada na última semana, eles mandaram o ultimato ao prefeito Hellosman Sampaio: ou senta para negociar ou a paralisação acontece nos dias 5, 6 e 14 de agosto, principais datas de comemorações do Dia do Município. É melhor conversar!

... A prefeitura de Várzea Alegre anunciou uma parceria com o SENAC para a abertura de 300 vagas de cursos profissionalizantes no município. O prefeito Vanderlei Freire, disse que a parceria deve proporcionar mais qualificação para o mercado. As vagas vão de Operador de Caixa a Cuidador de Idoso. A iniciativa é boa, mas não pode a única!

... Os candidatos caririenses devem ficar atentos as propagandas eleitorais. É que o Tribunal Regional Eleitoral já instaurou 148 processos por infrações cometidas em todo o Estado. No interior foram apenas sete e nenhuma aconteceu no Cariri. É claro que, o índice “0” dessas ocorrências se dá devido a pouca campanha na região. Mesmo assim, é preciso ter cuidado!

... Sobre a situação do Aterro Sanitário Consorciado do Cariri, quem está preocupado é o seu presidente, o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Francelino. Em entrevista ao Jornal O Estadão de São Paulo, Vandevelder falou do erro no orçamento e a luta dos municípios e do governo do Estado em busca de Parceria Público Privada, a PPP, para resolver o problema. Esperamos uma solução em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário