quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Eduardo Campos: Cariri chora a morte do filho mais ilustre

A região do Cariri chorou na última semana a morte do seu filho mais ilustre nos últimos anos. O acidente aéreo que vitimou o presidenciável e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no último dia 13, causou comoção e uma série de manifestações de Prefeituras e Câmaras da região do Cariri.

Comércio e entidades ficaram bandeiras a meio mastro. Prefeituras e Câmaras decretaram luto, divulgaram notas de pesar e, em alguns casos, suspenderam os trabalhos até o sepultamento. No Crato, o prefeito Ronaldo Mattos (PMDB), divulgou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. Eduardo Campos era cidadão cratense; título concedido pela Câmara municipal em novembro de 2011.

No mesmo ritmo, os prefeitos de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), e Barbalha Zé Leite, também, divulgaram nota de pesar onde lamentaram o acontecido. Eduardo Campos se tornou cidadão juazeirense e Barbalhense em maio deste ano. Em Araripe, o prefeito em exercício, também, decretou luto oficial.

Os candidatos caririenses ao Governo do Estado, divulgaram notas de pesar e suspenderam a campanha até o sepultamento do presidenciável. Em nota Camilo Santana (PT) disse estar profundamente triste com a tragédia. “Eduardo Campos foi um grande governador e era um dos principais nomes da política brasileira. É um momento triste para todo o Brasil, disse Camilo.

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) chamou Eduardo Campos de amigo fraternal e disse que a dor pela perda é imensa. “Tive o privilégio de uma longa proximidade com Eduardo. Convivemos como deputados, fomos juntos líderes, fomos juntos ministros e, sobretudo, compartilhamos com nossas famílias a intimidade de amigos. A dimensão da falta que ele fará ao Brasil é incalculável" disse em nota Eunício Oliveira.

Raízes com o Cariri

Eduardo Campos era neto de um caririense, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, nascido em Araripe. “Vir ao Cariri, para mim, sempre foi motivo de grande alegria. É sempre um momento para reencontrar minha família e amigos” repetia Eduardo Campos em entrevistas.

Sempre que podia o político visitava a tia avó, dona Almina Arraes, irmã do avô Miguel Arraes, que ainda hoje reside na cidade do Crato. A trágica morte do sobrinho/neto deixou dona Almina Arraes, de 90 anos, sem palavras e em estado de choque. Segundo familiares, dona Almina chorou muito e demorou a acreditar no acontecido.

Em nome da família falou o primo de Eduardo Campos, Valdemar Arraes Farias Filho. Segundo Valdemar, o momento é muito difícil pela circunstância como tudo aconteceu. “A família ainda está muito abalada pela forma repentina como tudo aconteceu. Ninguém esperava perdê-lo assim,” disse Valdemar Arraes.

A maior parte dos familiares viajou a capital pernambucana, Recife, para acompanhar o velório e sepultamento no domingo (17). Em consequência da avançada idade, dona Almina Arraes, acompanhou tudo do Crato. Até a sexta-feira (15), a família ainda não sabia sobre fazer ou não missa de sétimo dia no Crato.

Os últimos passos no Cariri

Nos últimos 60 dias, Eduardo Campos esteve na região por três vezes. No dia 31 de maio, o presidenciável participou da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, no município de Barbalha. Percorrer as ruas no cortejo do pau e antes participou da missa em Ação de Graças ao santo. O presidenciável cumpriu ainda agenda de visita a terra natal do avô, Miguel Arraes, no município de Araripe, e a tia avó no Crato.

No dia 18 de julho, acompanhado pela candidata a vice-presidenta, Marina Silva, o presidenciável desembarcou no Cariri para uma agenda que incluiu uma agenda de caminhada na tradicional Exposição Agropecuária do Crato, a ExpoCrato. Campos foi recepcionado pela candidatas ao governo do Estado, Eliane Novais, e ao Senado, Geovana Cartaxo, ambas do PSB-CE.

A última visita do presidenciável ao Cariri cearense aconteceu no dia 2 de agosto, quando veio participar no aniversário de 90 anos de dona Almina. Na ocasião, Eduardo Campos evitou falar com a imprensa por se tratar de agenda familiar. Campos desembarcou às 19h20min do dia 2, participou da festa de aniversário e embarcou por volta das 01h00min de volta a Pernambuco, onde residia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário