quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Darlan cobra pagamento de direitos a funcionários da Câmara

O vereador Darlan Lôbo (PMDB) cobrou, durante sessão da Câmara de Juazeiro do Norte, nessa terça-feira, 12 de agosto, que a presidência tivesse mais atenção com direitos dos funcionários da Casa. O vereador se referiu a férias e 13º salários atrasados, segundo ele, há anos.

Darlan observou ainda que a prestação de contas da Câmara deve conter mais informações, como por exemplo, o percentual de comprometimento com a folha de pagamento. Sobre a prestação de contas o vereador fez a cobrança a Comissão de Fiscalização que, segundo Darlan, precisa atuar com mais atenção.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), respondeu de imediato, dizendo que o orçamento da Casa tem um gargalo que é a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não posso comprometer mais de 70% do orçamento com a folha e isso me faz adequar algumas situações, inclusive, se preciso exonerar comissionados,” disse Capitão Vieira, ressaltando que o afastamento dos três vereadores pela justiça, acaba comprometendo o orçamento, já que, eles continuam recebendo.

Sobre a situação de atrasos com os funcionários, o presidente, salientou que não é o único a atrasar os pagamentos. “Inclusive a sua gestão (Darlan) deixou que atrasasse esses direitos dos funcionários”, disse Vieira.

Darlan retrucou dizendo que o correto seria o presidente deveria deixar a cadeira da presidência para debater qualquer. Darlan foi interrompido pelo assessor jurídico da Casa que argumentou que o presidente estava apenas respondendo ao questionamento. Em resposta ao assessor, o vereador Darlan, qualificou a atitude de equivocada, já que, segundo Darlan, não teria questionado a presidência e sim à Comissão de Fiscalização.

Antes que o clima ficasse acirrado, o presidente Capitão Vieira, autorizou a leitura de projetos que estavam dando entrada na Casa.

Outros debates

O vereador Cláudio Luz (PT) falou sobre a situação dos PSFs do Bairro dos Salesianos. Segundo o parlamentar as duas unidades se encontram fechadas prejudicando a população e, principalmente, as gestantes que necessitam de acompanhamento.

Os PSFs estão fechados para reforma e o vereador alega que as empresas contratadas para o serviço são suspeitas de fraudes. “As construtoras são de Ubajara. As obras não acontecem e tenho certeza que o valor exposto nas placas, uma boa parte está sendo desviado,” afirmou Cláudio.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), aprovou em primeira votação Emenda a Lei Orgânica do Município, que proíbe a alienação e destinação diversa das áreas verdes do município. Por se tratar de Emenda a Lei orgânica, a matéria deve retornar ao plenário da Casa para ser discutida em segundo turno e, consequentemente, segunda votação. Na votação dessa terça-feira, o projeto foi aprovado por unanimidade.

A vereadora Rita Monteiro (PTdoB), deu entrada em dois projetos. O primeiro, um projeto de indicação, institui a “Bolsa Reciclagem”, onde será distribuído aos trabalham d setor um valor de R$ 200, uma cesta básica mensal e um Kit de proteção. Já o Projeto de Lei institui a coleta seletiva nas escolas públicas municipais, Secretarias e demais órgão da administração. Tudo será feito em parceria com as associações de catadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário