sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 26 de agosto de 2014

MP de olho nos fantasmas

O Ministério Público do Estado do Ceará, em Juazeiro do Norte, está concluindo uma investigação sobre empresas fantasmas na região do Cariri. A denúncia é que essas empresas de fachada são criadas apenas para faturar propina em licitações. Elas não têm sedes nem funcionários. Existem apenas por um CNPJ e uma pessoa que viaja a região atrapalhando processos licitatórios. Além das empresas fantasmas que, vale salientar, servem ainda para negociar notas frias, o Ministério Público investiga empresas que têm em seu contrato social vários serviços. Algumas vão de promotoras de festas a construtoras, passando por administração e contratação de mão de obra. A desconfiança é que elas servem de apoio a prefeitos corruptos. A investigação é necessária, vamos aguardar os resultados.

Vandevelder com prestigio em alta

Quem está com o prestígio em alta com Cid Gomes é o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas. Ele foi convocado para uma conversa com o governador que o responsabilizou para unificar sua força política com a do PT local. Tudo em prol da candidatura do, também, petista Camilo Santana. Vandevelder conseguiu! A relação era difícil em consequência de rivalidades criadas em várias disputas municipais. Vandevelder e o grupo petista devem subir no mesmo palanque. Petistas e socialistas se uniram em Farias Brito em nome dos projetos estadual e nacional. Agora a dúvida é se a aliança tem possibilidade de permanecer para a eleição municipal. Os petistas mais radicais garantem que não. Já o grupo do prefeito não vê objeção na continuação. É esperar para ver!

Jardim sem nepotismo

Apesar da prefeita de Jardim, Analeda Luz, não ter recebido qualquer recomendação ou notificação da Justiça sobre as denúncias de nepotismo, ela garante que se antecipou e autorizou a revisão de todas as nomeações. Foram revistos cargos comissionados e contratos para que se adéquem a Lei que trata do nepotismo. A prefeita ressalta que não há, portanto, nada que se falar sobre prática de nepotismo na sua administração. O detalhe é que Analeda usou como base para as exonerações, um Decreto do STF e não a nova lei aprovada na Câmara. Segundo a prefeita, os cargos de secretários são considerados como agentes políticos e não se enquadram na Lei Federal. Resta saber como se comportará a Câmara diante da decisão. Mas, na verdade, a atitude já pode ser considerada um avanço!

Vira-vira em Assaré

Quem se surpreendeu, na última semana em Assaré, foram os correligionários do prefeito Samuel Freire. Os petistas da terra do Patativa viram o ex-prefeito Oliveira Filho declarar apoio a Eunício. O problema é que Oliveira já havia conversado e prometido o apoio a Camilo, graças a articulação de Samuel. Agora, com a virada de Oliveira, os dois aliados devem ficar de lados opostos em todas as candidaturas. A chapa de Oliveira bate de frente com a de Samuel. Exemplo disso são as candidaturas a deputado estadual. Samuel insiste com Sineval Roque, enquanto Oliveira vai com Anderson Palácio. Há quem diga que esse é o confronto para mostrar força. Será o raio-x para saber quem tem mais votos no município. A divisão pode deixar seqüelas para as eleições municipais.

Tudo junto em Altaneira

Em Altaneira, diferente de Assaré, até os opostos devem se atrair nos próximos dias. É grande a expectativa para o anúncio do prefeito Delvamberto Soares sobre o apoio a candidatura do peemedebista Eunício Oliveira. Delvamberto ainda está fechado com a candidatura de Camilo Santana, mas, segundo informações seguras, ele espera apenas o resultado da próxima pesquisa para fazer o anúncio. A mudança de Delvamaberto deve acontecer também na proporcional. O prefeito vai trocar Sineval Roque por Daniel Oliveira na disputa estadual. O problema é que o ex-prefeito Antônio Dorival, que já estava com Eunício, não está gostando nada. A unificação deve virar uma dor de cabeça para a coordenação de Eunício. Afinal, é preciso decidir quem coordena a campanha do peemedebista em Altaneira. Vamos esperar!

A disputa em Altaneira

Mas, quem pensa que em Altaneira não terá disputa está redondamente enganado. O confronto entre o prefeito Delvamberto e o ex-prefeito Dorival deve acontecer nas disputas proporcionais. Dorival já reuniu por duas vezes suas lideranças para anunciar seus candidatos. Ele vai com o tucano Raimundo Gomes de Matos, para federal, e Júlio Cesar Filho, do PTN, para estadual. Já Delvamberto, além de Daniel Oliveira, vai de Genecias Noronha, para federal. O detalhe é que Júlio Cesar Filho e Raimundo Gomes de Matos, juntos, não tiraram 10 votos em Altaneira nas últimas eleições. Ou seja, além de brigar contra a “máquina”, Dorival terá que fazer milagre para dar votos aos seus candidatos que até agora passaram despercebidos na cidade. Parece que, pelo menos, nesse instante Delvamberto leva vantagem.

Enquanto isso...

... Em Campos Sales, o prefeito Moésio Loiola resolveu atender aos reclames da vereadora Ivete Fortaleza. A ex-parlamentar foi literalmente abandonada pelo prefeito depois que teve o mandato suspenso pelo TSE. Ivete foi nomeada secretária de Agricultura do Município. Pelo menos, por enquanto, a crise diminuiu e Ivete está feliz.

... De olho no movimentado e potencializado mercado do turismo religioso do Cariri, o vereador Juracildo Fernandes sugeriu à Câmara de Santana do Cariri a construção de uma Praça do Romeiro em frente ao Memorial a Benigna Cardoso. Apesar da Câmara não poder sugerir gastos a prefeitura, a prefeita Danieli Machado gostou da ideia.

... Ainda em Santana do Cariri, um acidente envolvendo um carro que transportava estudantes deve movimentar a Câmara. O Transporte Escolar era feito por uma D-20 que atropelou e matou uma criança de 4 anos. O tema deve girar na qualidade do transporte escolar e na falta de qualificação dos motoristas terceirizados. Promete!

... Nessa semana quem alertou os funcionários municipais de Baixio sobre seus direitos foi o vereador Sérgio Maurílio. Ele usou a tribuna para falar sobre uma Lei de 2009 que garante a todos os servidores efetivos do município um reajuste de 1% por cada ano de serviço prestado. O alerta é bem vindo!

Um comentário:

  1. Isso é nada mais do que outra inverdade que é lançada na mídia e compartilhada por algumas pessoas.
    Tenho certeza de que o Prefeito Delvamberto irá honrar o seu compromisso com o Camilo, embora convite é o que não falte.
    O que incomoda a oposição é que algumas lideranças políticas juntamente com alguns deputados estaduais ligados ao candidato a Governador Eunício Olivera esteja de vez enquanto junto com o Prefeito.
    Importante ressaltar que quem tem esse comportamento de trair o seu partido não é o Prefeito Delvamberto e SIM o Ex Prefeito Cassado Antonio Dorival que em 2010 traiu o seu partido o PSDB que tinha na época o candidato era Marcos Cals para votar em quem estava no poder Cid Gomes candidato a reeleição.

    ResponderExcluir