segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Colunista de O Globo revela desentendimento entre Cid e Dilma no Cariri


Segundo a coluna Panorama Político, do colunista Ilimar Franco, do Jornal O Globo, o governador Cid Gomes (PSB) teria tido um desentendimento com a presidenta Dilma Rousseff (PT), durante sua visita ao Cariri para vistoriar obras da Transnordestina. Segundo o colunista esse foi o motivo do governador ter partido para Fortaleza mais cedo que o previsto.

Veja na íntegra a publicação:
O governador Cid Gomes (CE) se desentendeu com a presidente Dilma durante a recente viagem desta para fiscalizar obras da Transnordestina. Cid foi aos locais vistoriados pela presidente irritado pelo fato dela ter suspendido a passagem por Fortaleza. Numa das conversas, da qual participaram também os governadores Eduardo Campos (CE) e Wilson Martins (PI), eles teriam divergido numa conversa sobre investimentos federais nos estados. Contam que, agastado, o governador deixou a agenda pelo meio, pegou seu avião e foi embora. No Ceará também se diz que Cid queria que o irmão, Ciro Gomes, fosse ministro.

PARA FALAR a verdade, não acredito na tese defendida pelo colunista de que o cancelamento da ida a Fortaleza e uma possível cobrança para que o irmão, Ciro Gomes, fosse ministro, represente o real motivo do desentendimento. Ora, depois do anuncio de que Ciro não seria ministro, o governador Cid já esteve em Brasília, pelo menos, duas vezes. Ele a teria cobrado e se chateado bem longe do Ceará. Quanto a não ida a Fortaleza não faz diferença. Ela estava no mesmo Ceará de Fortaleza.

Acredito que não houve um motivo aparente para o desentendimento. Aliás, não acredito sequer que ele tenha acontecido de forma explicita. Na verdade, acho que o governador Cid ficou incomodado com a presença do seu colega pernambucano Eduardo Campos que, por diversas vezes, durante o encontro, demonstrou ter bem mais proximidade com a presidente que Cid.

Dilma sabe que Eduardo Campos é o nome da vez no PSB e que, hoje, representa uma ameaça real a sua reeleição, por isso, centralizou sua atenção no pernambucano. Cid, na verdade, se sentiu desprestigiado em sua própria casa. E, por algumas pessoas, isso é duro de ser digerido. Ou seja, acredito na tese de que foi apenas ciúmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário