segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lula defende candidatura de Pimentel e aumenta crise em Fortaleza


O ex-presidente Lula defendeu hoje (20) em notícia publicada no jornal Folha de São Paulo a candidatura do senador José Pimentel (PT) à prefeitura de Fortaleza. A defesa do nome de Pimentel feita por Lula é vista como uma afronta ao governador Cid Gomes e aumenta a crise entre PT e PSB em Fortaleza. O rompimento que antes era improvável, agora é bem possível que aconteça.

Depois da troca de acusações entre o senador Pimentel e o governador Cid Gomes, durante a última semana, os defensores da manutenção da aliança do PT com o PSB não esperavam a reação de Lula que só acirra o conflito. Convencidos de que PT e PSB devem mesmo romper, os socialistas do PSB já preparam como alternativa para enfrentar o senador José Pimentel a candidatura do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio.

NA VERDADE, Luizianne consegue mais uma vez dar um golpe de mestre. Isso foi o que a prefeita sempre esperou. Quando anunciou o nome de Pimentel sabia que ele não seria aceito pelo PSB. Sua eleição coloca no senado Sérgio Novais, inimigo partidário de Cid Gomes. Mas, o problema é que dentro do PT, Pimentel é o candidato do consenso. Bastou uma faísca soltada por Pimentel e pronto o estrago foi feito.

A avaliação é que Cid errou ao responder as acusações de que o estado teria devolvido verbas ao governo federal por falta de projetos. Estrategicamente, teria sido melhor resolver isso nos bastidores.

Com isso a tese de Luizianne de que o melhor caminho é o rompimento ganha forma. Não podemos esquecer que a prefeita tem a maioria no PT municipal e poderia ter rompido quando quisesse, mas ela precisava de apoio das lideranças para não parecer uma questão pessoal. A verdade é que com o rompimento, Luizianne ganha a possibilidade de ser a candidata ao governo ou senado em 2014. Possibilidade que dentro da aliança, seria impensada pela conjuntura construída.

Ou seja, além de uma eleição super disputada neste ano em Fortaleza, temos a possibilidade de outra bem disputa em 2014 no estado. E, vale salientar, quem ganha com isso é o eleitor que terá mais opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário