quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

José Pimentel não tem apoio de Ciro Gomes em Fortaleza


A cúpula petista começa a trabalhar com a possibilidade de uma candidatura do senador José Pimentel para sucessão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Prevendo as consequencias da decisão, o ex-governador Ciro Gomes (PSB) disse que não apoiará o nome do petista de jeito nenhum. A informação é do jornalista Luiz Carlos Azedo do Correio Braziliense.

NA VERDADE a indicação do nome de José Pimentel é mais uma das jogadas da prefeita Luizianne Lins. Ela manda o recado para o governador e seu grupo, deixando nas entrelinhas que é melhor apoiar o nome de sua indicação que, no momento, é o secretário de Educação Elmano Freitas, ou engolir Sérgio Novais, seu maior desafeto dentro do PSB cearense, ocupando a vaga no senado e, consequentemente, fortalecendo a aliança com o governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Realmente a prefeita Luizianne Lins joga pesado. Ela tem Dado claras demonstrações que é um páreo duro. A prefeita tem uma situação difícil para 2014 e a prefeitura de Fortaleza é a única arma que ela tem para mudar essa situação. Já o governador Cid Gomes, sabe que o apoio do PT é fundamental para sua pretensão de chegar ao senado quando deixar o governo.

Luizianne quer disputar o governo ou o senado. O problema é que o candidato ao governo deve ser indicado pelo PSB ou PMDB. E a vaga ao senado deve ser disputada por Cid Gomes. Para romper com essa tendência Luizianne se segura na prefeitura, o que justifica ela não abrir mão da indicação pessoal ao cargo. Manter a estrutura da prefeitura a seu favor é fundamental para sua sobrevivência na parte de cima da política cearense.

O problema é se essa inflexibilidade causar o rompimento da base aliada no Ceará, levando o PSB a lançar candidatura própria em Fortaleza, o que, abriria uma possibilidade da oposição, hoje o grupo do ex-senador Tasso Jereissati, voltar ao poder. Agora é esperar até o dia 03 de março, data que, segundo o presidente do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo, será definido o nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário