quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

As preferências de Cid no Crajubar

O governador Cid Gomes (PSB) através de seu chefe de gabinete Ivo Gomes comunicou ao deputado federal José Guimarães e a presidente Dilma Roussef que apoiará a reeleição de dois prefeitos do PT no Ceará: Veveu Arruda em Sobral e Manoel Santana em Juazeiro do Norte.

Cid ainda não definiu se irá manter a aliança eleitoral com o PT em Barbalha. No entanto, o Governador insiste em cobrar dos petistas o apoio do partido a candidatura de Sineval Roque (PSB) à prefeitura do Crato.

O PROBLEMA reside no fato de que nas cidades do triângulo Crajubar existem pré-candidaturas de outros partidos da base aliada e que ainda não se juntaram em torno de um só projeto. Exemplo disso é o Crato com as candidaturas do médico Marcos Cunha (PT) e do empresário Ronaldo Matos (PMDB). Ambos estão trabalhando e não dão nenhum sinal de desistência.

No Juazeiro, o deputado federal Raimundo Macedo (PMDB), também já está trabalhando e, inclusive deixará o mandato na Câmara para intensificar sua pré-campanha. Além, é claro do tencionamento em torno da pré-candidatura do vice-prefeito Roberto Celestino (PSB).

Em Barbalha, o PMDB não apresentou nenhum pré-candidato, mas já se articula com a oposição. Por isso, é justamente na Barbalha onde cabe a análise mais atenta. Senão vejamos: um dos secretários mais influentes, junto ao governo Cid, é Camilo Santana (PT); mesmo assim, o governador ainda não declarou apoio a José Leite. A curiosidade é que há poucos dias foi divulgado um certo desgaste entre Camilo e Zé Leite, o que, em seguida teria sido sanado. A resistência do governador em apoiar a candidatura petista em Barbalha mostra claramente que Camilo lavou as mãos e deixou Zé Leite a ver navios.

Certo mesmo é que a situação mais tranquila, em termos de apoio, é Juazeiro, já que o governador Cid Gomes, não morre de amores por Raimundo Macedo e o nome de Roberto Celestino ainda não decolou. Só para lembrar, na eleição passada, Raimundão, mesmo estando no PMDB, apoiou os candidatos do PSDB. Ou seja, quem com ferro fere, com ferro será ferido.

O Crato deve proporcionar a maior tensão na hora de fechar o nome tendo, inclusive a possibilidade de partirem todos separados, o que, favoreceria ao candidato do prefeito Samuel Araripe. Ou seja, os pré-candidatos da oposição cratense terão pela frente as festas de fim ano para abrandar, além dos corações, as consciências políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário