segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Justiça eleitoral notifica vereador Tarso Magno por mudança de partido


O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou como autor na ação proposta pelo suplente de vereador Pedro Borges (PSDB), protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), para reivindicar a perda do mandato do vereador Tarso Magno (PR), por infidelidade partidária.

INFORMAÇÕES de bastidores indicam que o vereador teria feito um acordo com o antigo partido, o PSL, para que o mesmo não ingressasse com o pedido de cassação. Isso teria acontecido porque existe a possibilidade do PSL apoiar o prefeito Manoel Santana e o vereador estaria desconfortável frente as discussões.

E, na verdade, o que vínhamos observando, em casos como esse, era que as ações de pedido de perda de mandatos só tinham força quando a direção dos partidos os reivindicavam. Mas, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em recomendar a perda de todos os mandatos dos políticos que mudassem de partido sem justificativa; responsabilizando, inclusive, o Ministério Público (MP), por fazer cumprir a lei, a situação do vereador Tarso Magno, começou a se complicar.

Confirmando ou não a cassação, duas análises, podem ser feitas. Uma é: Tarso estaria disposto a ficar a mercê do PR de Gorete Pereira, podendo inclusive, ir para o palanque de Santana? Ou, mudaria novamente de partido e abriria mão de ser candidato a vereador em 2012?

Acredito que a melhor saída para Tarso Magno é torcer para que Vásques Landim convença a deputada Gorete Pereira e parta para o apoio a Manoel Salviano. Assim, Tarso poderia contar com uma coligação forte para se eleger. Só resta saber se os partidos da base de Salviano iriam querer coligar, na proporcional, com o PR de Tarso, já que ele seria um nome forte demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário