terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Por que Cid não é o primeiro na pesquisa Band/Ibope?


Pesquisa Ibope/Band divulgada ontem (26), pela Rede Bandeirantes de Televisão, aponta o governador Cid Gomes como o terceiro melhor governador do Brasil. Cid tem 55% de ótimo e bom e uma aprovação popular de 69%. Apenas 15% dos cearenses avaliam como ruim e péssimo o atual Governo do Ceará.

Segundo a pesquisa, o melhor governador do Brasil é Eduardo Campos, de Pernambuco, também do PSB. Ele tem 79% de ótimo e bom e uma taxa de aprovação de 89%. Em segundo lugar aparece o governador do Paraná, o tucano Beto Richa com 64% de ótimo e bom e uma taxa de aprovação de 74%.

O RESULTADO é muito positivo. Cid alcança um dos melhores resultados das últimas décadas por um governador do Ceará. Agora a questão é: por que Cid não é o primeiro?

Acredito que poderemos dividir o governo Cid em três áreas de atuação para explicar a colocação na pesquisa. São elas: infra-estrutura, funcionalismo e social.

Na infra-estrutura, o governo avançou muito e acredito que tenha sido o melhor desempenho de Cid. Ele resolveu parte da grande demanda reprimida é está dotando o estado de melhores condições de escoamento da produção e acessos de estradas; condições respeitáveis para áreas como saúde, com a construção de novos hospitais, segurança, com novas viaturas e delegacias; educação, com a construção de novas escolas de tempo integral e outros.

Mas, como nem tudo são rosas, a questão social, aquela onde há, principalmente, a parceria com ONGs, passa por um momento difícil. O escândalo do desvio de verbas na construção dos Kits Sanitários, conhecido como escândalo dos banheiros, além do fraco desempenho, motivado pela burocracia e a falta de experiência dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em acompanhar a construção de cisternas, projeto conhecido como PACs, fazem dessa área um meio termo administrativo, colocando o termômetro mais para o negativo.

Já o funcionalismo é a grande decepção do governo Cid. Eleito por um partido de bases populares e comprometido com as causas dos trabalhadores, o governo Cid não conseguiu avançar e, ainda, se indispôs com setores como educação, segurança e saúde. Os professores do estado fizeram uma das maiores greves que já havíamos visto e os policiais estão a ponto de parar total. Para se ter uma ideia da situação, o Hospital Regional do Cariri, até hoje, tem carência de médicos, motivado pelos baixos salários oferecidos pelo estado.

É claro que não esperávamos que o governo Cid fosse resolver todas as demandas reprimidas, herança deixada, principalmente, pela era Tasso. Ele teve que escolher um caminho e priorizá-lo e dotar o estado de infra-estrutura foi o escolhido. Mas, se agora ele fazer o mínimo pelos outros setores que lhe puxam para baixo, poderá inclusive, superar Eduardo Campos e entrar na briga pela indicação ao Planalto.

Ou seja, quem quer alcançar o topo precisa fazer mais que o esperado. Esse é o diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário