terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Por que nossa economia não está em recessão


O ministro da economia Guido Mantega disse à imprensa que não há risco de recessão no Brasil. Ele destacou que um país que cresce entre 3% e 3,5% não pode estar em recessão. Para o ministro o que tivemos é foi uma desaceleração da economia. Mantega recebeu a imprensa em Montevidéu, após uma reunião entre os ministros da Economia e presidentes dos Bancos centrais do Mercosul.

REALMENTE não consigo enxergar uma situação de recessão no Brasil, pelo menos, por enquanto. Mas, é importante que coloquemos os reais motivos pelos quais não estamos em recessão.

Essa é uma crise do capitalismo. Isso mesmo, os países que estão em crise, na sua maioria, são aqueles onde o desenvolvimento urbano e social já alcançou patamares elevados. Ou seja, não se tem com que gastar. E isso é o que acelera a economia e movimenta os processos de geração de riquezas como a indústria e o comercio. Sem rotatividade do dinheiro a economia vai ao chão.

Por exemplo, somos um país onde é necessário investimentos em saneamento básico, infraestrutura de transportes, logística, urbanização e nossas cidade estão se tornando verticais, com a especulação imobiliária em alta. Tudo isso, gera riqueza e faz o dinheiro girar. Claro que, vez por outra, é preciso frear esse crescimento para evitar a tão temida inflação.

Mas, é claro, todo esse investimento só está sendo possível porque o país foi preparado para isso; primeiro fazendo caixa e segundo tendo a coragem e a vontade política para investir.

É isso mesmo! Nos livramos da crise porque somos um país de terceiro mundo organizado financeiramente e que necessita de muitos investimentos, principalmente na sua infraestrutura. Espero que sobre dinheiro para investirmos em outros setores como saúde, educação e segurança. Pois assim, podemos nos livrar da crise e de quebra nos tornar um mais justo e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário