terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PT e PSB em rota de colisão para 2014


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), já começou a se movimentar para viabilizar seu futuro político em 2014. Para concretizar esse objetivo, a prefeita precisa manter sob seu poder a prefeitura de Fortaleza. Ela tem até o dia 15 de janeiro para escolher seu sucessor que será candidato que, segundo ela, saí com ou sem o apoio do governador Cid Gomes (PSB).

MAS, O QUE coloca o PT em rota de colisão com o PSB é o segundo objetivo de Luizianne. Ela sabe que o governador Cid não a apoiaria ao governo e já teria outros nomes dentro do próprio PT. Ou seja, Luizianne só tem chances com o rompimento.

Então, sabendo das reais dificuldades da empreitada, Luizinne já procurou, inclusive, o senador Eunício Oliveira (PMDB). A prefeita teria proposto que o peemedebista rompesse a aliança com Cid, prometendo apoiá-lo como candidato ao governo e se candidatar ao senado. Eunício apenas ouviu a proposta.

O que fica, neste cenário, é a clara posição de desespero da prefeita. Ela finda se colocando para o que de e vier. E isso, mostra a falta de um projeto político coerente e a carência de objetivos bem definidos.

Vale salientar que PT e PMDB têm um acordo para indicar o nome que sucederá Cid Gomes. E para isso o PT lançou mão, por exemplo, de um capital eleitoral de mais de 2 milhões de eleitores que votaram no partido em 2002. Na época o candidato do PT perdeu a eleição por menos de 5 mil votos, num universo de quase 5 milhões de eleitores.

Ou seja, o investimento petista na aliança foi muito alto. E aí, nesse momento deixar de lado tudo que já construído e começar tudo novamente, por um capricho pessoal parece, no mínimo, irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário