domingo, 18 de dezembro de 2011

Jornal do Cariri inicia ciclo de debates sobre o desenvolvimento regional


O jornal do Cariri, pertencente ao grupo Ceará Sat de Comunicação, promoveu na última sexta-feira, 16, no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte, seu 1° Ciclo de Debates. “O Contexto do Desenvolvimento Regional do Futuro”, foi o tema deste primeiro evento.

Políticos, articuladores sociais, professores, profissionais liberais e lideranças regionais, assistiram às exposições do senador Eunício Oliveira (PMDB), do deputado federal José Guimarães (PT) e do secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica (SAE), Sergio Braga. O evento contou com a participação de vários prefeitos da região, além da reitora da URCA, Otonite Côrtez.

OPORTUNO, além de bem representativo o evento promovido pelo Jornal do Cariri; a quem parabenizo na pessoa do jornalista Donizete Arruda.

Essa é uma discussão, acima de tudo, necessária. Foi muito bom ver tantos prefeitos reunidos para ouvir tantas experiências positivas. O que esperamos é que eles consigam colocar em prática algo do que foi absorvido. E, vale salientar, essa é uma tarefa que nos últimos vintes anos parece impossível, principalmente no que diz respeito a infra-estrutura das nossas cidade. Nesse período, não conseguimos perceber nenhuma mudança significativa nas estruturas urbanas, o que, acaba por inviabilizar o desenvolvimento da região e a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem.

Senão vejamos: discutimos um grande aeroporto, mas sequer temos uma via de acesso bem pavimentada. Falamos em turismo internacional, motivado pelo GeoParque Araripe, mas nossos políticos se negam a gastar com saneamento. Segundo dados do Detran, só em 2010, Juazeiro do Norte, por exemplo, recebeu cerca de 7 mil novos veículos automotores, chegando a mais de 70 mil de frota, mas sua estrutura de vias urbanas não suporta a metade disso.

O alerta está lançado, resta a nossas autoridades correrem atrás do prejuízo, sob pena de sua falta visão do futuro submeter nossa região ao caos urbano total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário