segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dilma descarta Ciro para ministério


A presidente Dilma Rousseff decidiu desconsiderar as pressões do Partido dos Trabalhadores (PT), e demonstra que não irá nomear o ex-ministro Ciro Gomes para ocupar cargo na esplanada dos ministérios durante a reforma ministerial.

De acordo com a revista Veja desta semana, "Dilma não gosta de Ciro" e descarta a possibilidade de incluí-lo no ministério. Além disso, a presidente decidiu extinguir a Secretaria de Portos, atualmente ocupada pelo cearense Leônidas Cristino.

A direção do PT pressiona Dilma para indicar Ciro para um ministério, como forma de esvaziar a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao planalto em 2014.

NA VERDADE o PT quer promover um confronto entre Ciro Gomes e Eduardo Campos. O partido avalia que Ciro é contra as pretensões do governador pernambucano.

O problema é que enquanto a base do PT pensa na política, procurando amaciar o caminho curto para sucessão presidencial, Dilma só pensa nas questões administrativas atuais. E a questão é que todos os petistas sabiam que Dilma era uma técnica, não uma política. Ou seja, ele irá sempre priorizar o caminho do pragmatismo administrativo.

Cabe aos petistas convencê-la que, quanto se trata de poder, uma coisa não pode andar distante da outra; elas devem ser cúmplices. Mas, é claro, pelo pouco que já vimos da presidenta, essa não será uma tarefa muito fácil. E, vale salientar, parece que o povo gosta desse estilo Dilma, afinal deu a ela a maior aprovação da história a um presidente em seu primeiro ano de mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário