quinta-feira, 8 de março de 2012

PSB e PMDB fecham pacto de aliança para as próximas eleições


O governador Cid Gomes (PSB) se reuniu ontem, quarta-feira, em Brasília, com senador Eunício Oliveira (PMDB). No encontro foi fechado acordo eleitoral em que PMDB e PSB marcharão unidos nas eleições de Fortaleza. O desejo de Cid e Eunício é manter os partidos unidos na maioria das 184 cidades do Ceará.

Apesar da decisão o governador Cid Gomes vive um momento de isolamento dentro do PSB, quando faz a defesa do apoio a uma candidatura do PT. Os socialistas, inclusive seu irmão Ciro Gomes, querem candidatura própria e já colocam o nome do presidente da Assembléia Roberto Claudio (PSB). A candidatura teria como vice um nome indicado pelo PMDB.

Nas demais cidades com relevante grau de importância, os dois partidos deverão estar coligados. A lista dos municípios onde será expandida essa aliança ainda não foi definida. Mas a aliança em 2012 enfim foi confirmada e tem grandes chances de se manter em 2014.

SÃO MUITAS AS ANÁLISES a serem feitas com a decisão. A primeira é a clareza da decisão dos dois lideres que resolvem peitar os chamados rebeldes e devem mostrar quem é que manda. Acredito que os grupos de tencionamento interno devem se esfacelar aos poucos a partir de agora. Claro que no PSB a coisa será mais demorada, já que, o principal tencionador é o ex-ministro Ciro Gomes que, com certeza, não deve abrir com tanta facilidade.

Outro fator a ser considerado é o anuncio de aliança na maioria das cidades do estado com atenção especial aos municípios mais importantes. E aí, é bom lembrar que Crato, Juazeiro e Barbalha devem estar entre esses municípios; o que, será tão difícil, quanto Fortaleza a articulação dessa aliança. No Crato e no Juazeiro, ambos os partidos têm pré-candidaturas. Apenas na Barbalha nenhum dos dois lançou pré-candidatura.

Mais um fator importante da conversa é que não foi citado o PT como aliado preferencial no interior, o que, eu acredito não ser definitivo.

E para finalizar, a confirmação da aliança para 2014, o que, fortalece a pretensão do senador Eunício Oliveira de disputar o governo do Estado com o apoio de Cid Gomes. Ou seja, o cerco está se fechando e as decisões importantes para os próximos anos na política cearense começam a ser tomadas. Então, cabe a nós ficarmos atentos aos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário