sexta-feira, 2 de março de 2012

TSE torna inelegíveis candidatos com prestação de contas rejeitadas da campanha de 2010


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem, quinta-feira, que estão inelegíveis para as eleições municipais deste ano todos os candidatos que tiveram contas rejeitadas da campanha 2010.

Dessa forma a corte muda o entendimento estabelecido nas eleições passadas, quando os ministros entenderam que bastava a apresentação das contas, independentemente de sua aprovação, para que o político continuasse tendo o direito de se candidatar.

Por 4 votos a 3, a mudança atinge a princípio para quem teve contas de campanha rejeitadas em 2010, mas poderá alcançar também candidatos que tiveram problemas de campanha em eleições anteriores.

De acordo com a ministra Nancy Andrighi, existe um cadastro com 21 mil candidatos que tiveram contas desaprovadas em eleições passadas. Até o momento, o TSE não soube dizer quantos desses tiveram problemas em 2010.

É IMPORTANTE destacar as constantes decisões da justiça para dificultar a vida dos candidatos sem o devido compromisso com a honestidade e a seriedade com o cargo público.

Há poucos dias a lei da Ficha Limpa sacudiu o país e deve promover em 2012 uma primeira limpeza na política. Agora essa decisão de deixar fora aqueles que não tiveram as contas de campanhas desaprovadas vem endossar essa busca pela seriedade.

Agora, depois de aprovada, a decisão parece que deveria estar em vigor a muito tempo. Hoje, ela nos parece tão obvia quanto a necessidade que temos por liberdade. É inadmissível pensar que alguém que não teve, sequer, as contas de campanha aprovadas, poderá ter uma gestão séria e sem pretensão de usurpar os cofres públicos.

Mas, como dizem os mais experientes, antes tarde do que nunca. E por isso, nossos parabéns ao TSE pela decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário