segunda-feira, 12 de março de 2012

Sessão acalorada aprova contas do prefeito de Missão Velha


A Câmara Municipal de Missão Velha aprovou no último sábado (10), por cinco votos a quatro, as contas do prefeito Washington Fechine (PSB). A sessão, iniciada às 10h30, teve duração de duas horas e foi acompanhada por muitos correligionários, tanto partidários ao prefeito, como da oposição.

Antes da votação os vereadores se revezaram em debates acalorados para justificar suas posições. Tanto as questões técnicas, quanto a política foram destacadas pelos vereadores.

O presidente da casa, vereador Breno Lucena (PSDB), denunciou pressão sofrida para votar contra o relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Jamais vou aceitar esse tipo de atitude e sempre votarei segundo meu julgamento e pela minha consciência”, disse o presidente. Breno foi o único dos três vereadores do PSDB a votar pela aprovação.

As contas tiveram pareceres positivos do TCM e negativo da Comissão de Finanças da Câmara. A comissão se baseou no parecer do promotor Júnior Cesar Rôla Saraiva, do TCM, que questionou o remanejamento de verbas sem a aprovação da Câmara. Para a desaprovação seriam necessários que dois terços dos vereadores votassem seguindo o parecer da comissão da Câmara.

Perguntado sobre a diferença de apenas um voto, o prefeito Washington disse que nunca teve maioria absoluta e que quando contou com uma votação mais expressiva foi pela coerência que exigia a matéria. Washington disse acreditar que a votação teve caráter mais político que técnico, isso, segundo ele, foi motivado pela proximidade da eleição, o que considerou normal.

DURANTE OS DEBATES ficou patente que aquela era mais que uma votação para aprovação ou não das contas do prefeito Washington, era um embate político. E nesse contexto, podemos afirmar que com o resultado a oposição continua dividida.

Digo isso baseado em como votaram os vereadores. Se não vejamos como eles votaram:

Pela aprovação: Zé Dantas e Adauto Nunes (PSB), Maria das Graças – Fitinha (PHS), Divanildo (PT) e Breno Lucena (PSDB).
Pela desaprovação: José Rolim e Alberto Pinheiro (PSDB), Cícero Cagece (PR) e Joanilton Ribeiro (DEM).

Ou seja, dos três do PSDB, partido que tem se colocado na oposição e já se organiza para lançar candidato, apenas dois votaram contra. O outro partido que já anunciou pré-candidatura foi o PT, que também votou a favor.

Então podemos dizer que caso os dois partidos tivessem votado unidos, já que são oposição, as contas estariam rejeitadas e a coisa para Washington estaria complicada. Mas, realidade é que o prefeito Washington consegue dividir a oposição e se fortalece para a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário