quinta-feira, 14 de junho de 2012

Candidatura do PCdoB em Fortaleza enfraquece com o rompimento PT-PSB

A pré-candidatura do senador Inácio Arruda (PCdoB) à Prefeitura de Fortaleza parece ter sofrido um enfraquecimento depois do rompimento da aliança PT-PSB. Nesta semana, depois do anuncio do rompimento, o Partido Progressista (PP), que havia anunciado apoio ao pré-candidato do PCdoB, passou está próximo de anunciar a adesão ao PSB do governador Cid Gomes.

Segundo informações, a orientação vem do seu presidente, deputado federal José Linhares. Analistas da capital especulam que Linhares deve favores eleitorais aos Ferreira Gomes e, por isso, não poderia negar o apoio.

Além da perda do apoio do PP e, segundo informações, de outros partidos que conversavam com o PCdoB, Inácio pode ficar com pouquíssimo tempo na propaganda eleitoral gratuita. Tudo graças a debandada dos partidos que já se colocavam na sua base. Inácio e o PCdoB trabalham para reverter a situação.

Erro de avaliação

Durante todo o processo de negociação entre PT e PSB, era clara a torcida dos comunistas para que houvesse o rompimento. Isso está provado agora que foi um erro de avaliação do partido. Eles chegaram a acreditar que com o rompimento o PSB poderia vir ao apoio do Inácio Arruda. Nade disso, o governador que, com a aliança, tendo a frente o PT, tinha liberado alguns partidos da sua base para fazerem outras alianças, com o rompimento acabou não abrindo mão de ter candidato próprio e passou a convocar toda a base para fortalecer a candidatura do PSB.

A movimentação no Palácio da Abolição em busca de fortalecimento pode deixar o PCdoB sem possibilidades de ir ao segundo turno. Inácio entraria na disputa com, pelo menos, três candidaturas no mesmo patamar de aceitação que a sua. Heitor Férrer (PDT), Marcos Cals (PSDB) e Moroni Torgan (DEM) estão muito próximos de Inácio e têm mais tempo de rádio e TV. Isso é claro, sem falar nos dois candidatos das máquinas municipal e estadual (PT e PSB).

Agora, seria irresponsabilidade não avaliar que o mesmo quadro pode ser uma boa para Inácio, já que, ele está na frente e haveria uma grande divisão com muitas candidaturas. O problema é que todos os outros têm alianças e o vice está bem encaminhado, enquanto que o PCdoB pode sair com chapa pura. E, neste caso, é importante lembrar que “quem não é visto, não aparece”. E para o eleitor é fundamental a percepção da presença do candidato na eleição e a propaganda eleitoral é o caminho mais eficiente.

Ou seja, ou o Inácio tira um bom coelho cartola, ou corre o risco de ter tempo apenas para dizer “Meu nome é Inácio!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário