quinta-feira, 14 de junho de 2012

Senador Eunício Oliveira quer candidatura do PMDB em Barbalha

O senador Eunício Oliveira (PMDB), disse em entrevista ao jornal Super Tempo, rádio Tempo FM, nessa quarta-feira (13), que acredita no êxito de uma candidatura do PMDB em Barbalha. Segundo o senador, a motivação veio após o lançamento do PMDB Jovem na cidade, último final de semana. “Senti um grande entusiasmo dos militantes durante o encontro, o que me contagiou. Chegou a hora do PMDB ter candidatura em Barbalha,” disse.

Eunício disse, ainda, que para a possibilidade pode se transformar em realidade, bastando apenas que as lideranças locais, reconhecidos nas pessoas do casal João Hilário e Betilde Sampaio, atual vice-prefeita, queiram abraçar o desafio. Nas outras cidades do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), o senador destacou a força do jovem empresário Ronaldo Matos, no Crato, e a liderança de Raimundo Macedo, no Juazeiro. Essas, segundo Eunício, pré-candidaturas já consolidadas, mas, também, abertas as conversações.

Sobre a situação em Fortaleza, Eunício Oliveira, reafirmou o compromisso com governador Cid Gomes e ressaltou que, como o governador, não aceita um nome pronto, sem ser posto em discussão. “Não discuto nomes, discuto projeto político. Mas, para estar a frente desse projeto, não pode ser um nome sem afinidade e liderança junto ao povo,” disse. Sobre o rompimento na capital, Eunício, falou da possibilidade de compor na vice do PSB e destacou três nomes do partido, entre eles o deputado estadual Daniel Oliveira.

O senador Eunício fez, ainda, uma análise da situação do PMDB no estado, destacando que o partido deverá ter 112 candidatos a prefeitos, entre os 184 municípios e que o PMDB tem uma situação confortável no atual cenário.

Novo panorama

Sem dúvida a grande surpresa na entrevista do senador Eunício Oliveira, foi a declaração de que o PMDB poderá ter candidato ou “candidata” a prefeitura de Barbalha. Tudo indicava que a situação na cidade era confortável para o PT de Zé Leite, apesar das muitas idas e vindas de João Hilário nas conversas com adversários.

Outro aspecto que deve ser considerado é o enfraquecimento de todas as outras pré-candidaturas colocadas nesse momento. Até agora o nome mais forte para a disputa era do ex-prefeito Rommel Feijó. Mas, ele próprio descartava a possibilidade colocando a necessidade do surgimento de uma liderança jovem. E isso, criou um vácuo dando oportunidade para que muitos partidos cogitassem a possibilidade de indicação do nome que representaria o projeto da oposição no município.

Parece que o senador ouviu as palavras de Rommel e fez essa mesma análise. Antecipou-se e resolveu o impasse sugerindo, inclusive, o nome da jovem médica Heloisa Sampaio, filha do casal João Hilário e Betilde. Ou seja, uma liderança jovem e com ligações de sangue com uma grande força política, comandada por seus pais. De quebra suscitou que seria bom ter uma mulher a frente desta chapa.

Com a declaração, se reorganiza o processo na Barbalha. Agora a tendência é que os partidos menores retirem suas pré-candidaturas e partam para o apoio ao nome do PMDB ou ao PT do prefeito Zé Leite. Agora é esperar as peças se encaixarem e ver o que acontece!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. os comentários do jornalista Madson são muito coerente e compacto em suas indagações pontuais, deixam o leitor bem a vontade para fazer sua própria análise do que foi exposto por ele, sempre lhe escute e leio...muito bom

    ResponderExcluir
  3. Amigo Duarte, agradeço a atenção e espero estar contribuindo para uma boa leitura política, acima de tudo, sem paixões e com isenção. Abraços!

    ResponderExcluir