sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vereador de Missão Velha deve perder legenda por infidelidade

O vereador José Divanildo Andrade (PT) deve perder a legenda do partido depois de ter anunciado que irá apoiar o prefeito Washington Landim (PSB). Segundo membros da direção do PT, Divanildo, teria dito que tem acordos pessoais com o prefeito que não pode romper.

A direção do partido deve seguir o estatuto interno e iniciar o processo de expulsão do vereador. A primeira etapa do processo já aconteceu com a realização do Encontro Municipal no dia 24 de maio, onde não foi homologa a pré-candidatura de Divanildo. Como não existe mais tempo para a troca de partido, Divanildo deve ficar fora da disputa.

O vereador ainda tentou discutir a tese de apoio ao atual prefeito, mas o partido optou pela candidatura própria tendo a frente o nome de Tardine Pinheiro.

Sinuca de bico

Muito difícil a situação do vereador petista Divanildo. Comprometido com o prefeito Washington, mas tendo “obrigatoriamente”, por resolução estatutária, que apoiar o candidato do seu partido.

Agora duas coisas devem ser levadas em conta. Primeiro é admirável fidelidade do vereador ao prefeito. Ele vai perder a legenda e a chance da reeleição, mas manterá sua palavra. Coisa muito rara entre os políticos. Mas, por outro lado, correta, também a posição do PT de Missão Velha. É inadmissível que um vereador, ou seja, uma liderança do partido suba no palanque do adversário.

Quanto ao futuro de Divanildo, a menos que o prefeito Washington reconheça o mérito da decisão e o coloque em posição de destaque na administração, caso, seja reeleito, o vereador deve seguir o caminho do esquecimento.

É importante destacar, também, que Divanildo foi eleito com o apoio da base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo que se comenta, mesmo ganhando a legenda, deve perder o apoio dos rurais, ele já o considera um traidor. Ou seja, para continuar na política, Divanildo terá que construir outra base eleitoral, o que, para o momento o enfraquece consideravelmente.

Um comentário:

  1. O partido que aposta na mobilização da militância

    O PMRB de Juazeiro do Norte/CE vem fazendo uma inusitada revolução quanto à criação de núcleos ou secretarias alinhadas às propostas de políticas públicas para os militantes que agora despertaram para a luta. Há cerca de duas semanas foi a criação do PMRB/Jovem, neste domingo (10/06) será a vez da instalação do PMRB/Mulher, amplamente divulgada nas emissoras locais.

    E a galera apresenta-se eufórica, abundam disposição e encorajamento para a luta; a proposta é mudar o mundo, da noite paro dia, e isso é muito bom, pena que seja em clima de campanha, fazer o quê? Eu, aqui em triálogo com os meus cotovelos aventamos a possibilidade de que, daqui até o último dia das convenções, a galera ainda vai criar (e isso é muito bom), o PMRB/Idoso, o PMRB/GLBTT, o PMRB/Infanto-juvenil, o PMRB/Sênior e por fim o PMRB/Total, igualziinho ao OMO ou ao Bombril.

    Pensando bem, OMO é melhor porque sendo o "branco total" não sombreará qualquer dúvida quanto aos propósitos e boas intenções, a ideologia e a pureza da galera ou da agremiação. A fala das gerações envolvidas transmite e inspira uma diafania capaz de fazer inveja a qualquer manto sagrado que veste os anjinhos que passeiam candida/data/mente na esfera celestial.

    Quando escuto os (as) militantes do PMRB falando na rádio, pelo grau de sinceridade e confiança que transmitem, eu só me lembro do frei Tito, da irmã Dulce e da madre Tereza de Culcutá. E isso é muito bom!

    ResponderExcluir