sexta-feira, 29 de junho de 2012

PSB pode ter candidatura própria em Juazeiro

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda pode ter candidatura própria em Juazeiro do Norte. Segundo o vereador e presidente municipal da sigla, Roberto Sampaio, a possibilidade existe caso a discussão com o PMDB retroceda.


Segundo o vereador, com o racha do PSB e PT em Fortaleza, o governador direcionou a aliança do PSB com o PMDB em nível de estado. “Nós, automaticamente, sentamos com o pré-candidato do PMDB, deputado Raimundo Macedo, e decidimos a chapa com PMDB na cabeça e PSB na vice,” disse.

Com a possibilidade de não cumprimento do acordo, Roberto Sampaio, disse que o diretório convocou reunião para a quarta-feira passada, onde ficou decidido que, caso não componha na vice do PMDB, o partido sairá com candidatura própria. Segundo o vereador, os nomes colocados para a disputa são, o seu (Roberto Sampaio) e Roberto Celestino.

A decisão será apresentada ao governador Cid Gomes hoje, na convenção do PSB do Crato. O vereador disse ainda que a indicação de vice do PMDB de Juazeiro ficou a cargo do PSB estadual e, por isso, o governador teria que fazer parte da decisão.

Para viabilizar a candidatura, o PSB já conversa com PCdoB, PRTB e PMN. Segundo o vereador esses partidos decidiram não aderir, na majoritária, nem com PT, nem com PMDB.

O medo de perder

O grande problema, pelo visto, é que o PMDB acena com a possibilidade de não entregar a vice para o PSB do governador Cid Gomes. Então faz sentido a informação de que Raimundo Macedo teria prometido a vice ao deputado José Arnon que, no caso seria o seu irmão Luiz Ivan. E aí, temendo perder o que já tem, a vaga de vice-prefeito, o partido tenciona para não sair da negociação.

Agora o problema é se o deputado Raimundo Macedo continuar com sua tese de entregar ao PTB a vice. O PSB pode ter que correr contra o tempo para formar uma chapa que, não se sabe, até onde terá viabilidade eleitoral.

Outro fato é que em Juazeiro a base aliada dos governos Dilma e Cid, pode sair totalmente rachada. E ai, poderemos ter a possibilidade de nenhuma das lideranças desses governos pisarem os pés em Juazeiro. Claro, que isso é hipotético e pode acontecer o inverso.

Quanto aos partidos que o PSB conversa é sabido que eles estavam divididos e, por isso, não fecharam com nenhum dos candidatos majoritários apresentados. Então será que existiria consenso em torno do PSB? Difícil acreditar. E se não houver conversa o PSB pode, inclusive, ficar sozinho.

Mas, certo mesmo, em toda essa conversa é que houve ordem de efeito dominó com o rompimento PT-PSB em Fortaleza e, quem decidirá, no final das contas, é o governador Cid. Ou seja, uma palavra do Cid deve direcionar o partido. A dúvida é: e se ele “mandar” o PSB ir ao PMDB sem a vice, como fica o diretório municipal? Se isso acontecer, o diretório ficará sem moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário