terça-feira, 26 de junho de 2012

Deputado Guimarães articula pré-candidaturas do PT no Cariri


O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, realizou, no último fim de semana, vários encontros nos municípios do Cariri para articular as pré-candidaturas do partido com viabilidade eleitoral. Para o deputado, esse é o momento do fechamento das alianças, realização das convenções e consolidação das candidaturas. “O PT deve disputar as eleições em vários municípios e, em grande parte deles, com chances reais de vitória,” disse.

O deputado petista fez reuniões com pré-candidatos e apoiadores do partido nas cidades de Pena Forte, Porteiras, Araripe, Tarrafas, Assaré, Campos Sales, Missão Velha, Milagres e Juazeiro do Norte. Guimarães destacou o fato do partido disputar com chances de vitória nas principais cidades da região. “Em Juazeiro e Barbalha, disputamos a reeleição e no Crato temos uma candidatura competitiva,” observou.

Outro destaque feito pelo deputado foi a boa articulação do petista Cícero Figueiredo em Milagres e Dr. Giovane em Araripe. Na reunião em Milagres, Guimarães se disse surpreso com a expressividade dos apoios reunidos na base de oposição que o PT encabeça. Lá estavam quatro vereadores eleitos locais que se somaram ao total de dez representações partidárias; além do presidente da Câmara de Mauriti, Amilson Marques (Missô), o pré-candidato a prefeito e vereador Evanildo Simão e mais representação do deputado estadual Camilo Santana e o próprio deputado federal José Guimarães.

Na convenção em Araripe, uma grande multidão percorreu as ruas até o local da convenção. “O Araripe com Dr. Giovane, do PT, e Vianês, do PSDC, vão ter o total apoio por parte do PT, da Dilma e do Lula. E não mediremos esforços para garantir o sucesso do PT nesse projeto de Araripe,” disse.

Guimarães justificou suas constantes vindas ao Cariri, dizendo que esse é o seu papel, o de estar junto àqueles que o ajudaram na sua eleição de deputado e, que agora, chegou a vez de retribuir. “Quero continuar tendo força e saúde para que essa campanha tenha a voz firme do PT nacional, que eu represento”, disse.

Sobre a provável vinda do ex-presidente Lula ao Cariri, o deputado Guimarães afirmou que, no Ceará, as duas regiões prioritárias para a vinda do Lula é Fortaleza e o Cariri. Segundo ele, mostrando a importância, principalmente, da reeleição do prefeito Manoel Santana em Juazeiro do Norte.

Fazendo sua parte

Na verdade, essa é a tarefa dos grandes lideres. Fortalecer outras lideranças menores. O verdadeiro líder é aquele que é líder de lideres. Guimarães entende e leva isso muito a sério.

O mesmo trabalho é feito por outros grandes lideres como Eunício Oliveira que já fez isso recentemente e, também, por Ciro Gomes, com a diferença que Ciro tem privilegiado apenas o Crato e a pré-candidatura de Sineval Roque, em detrimento a outros nomes no Cariri como os prefeitos de Missão Velha, Washington Fechine, e Brejo Santo, Guilherme Landim. Não que Ciro não os apóie, mas falta mais atenção a quem está consolidado como liderança.

Esse papel desempenhado por Guimarães é de primordial importância para levantar o astral de pré-candidatos e assegurar, pela confiança, apoios que podem ser decisivos para o resultado da campanha eleitoral.

Guimarães vive o PT 24 horas por dia. Não está envolvido apenas em situações locais como a de Fortaleza, que, inclusive, disse acreditar na ida de Elmano Freitas ao segundo turno. E as coisas no PT funcionam assim. Guimarães nunca deixou de defender outro nome para estar a frente da disputa da capital, mas quando o partido decidiu, ele respeitou e saiu em defesa do escolhido. Nessa hora prevalece a sigla do PT e não as disputas internas.

Quanto ao Cariri, o deputado está bem otimista, afinal, o partido já administra duas das maiores cidades da região e pode ampliar ainda mais o leque com outras candidaturas com viabilidade eleitoral. É esperar para ver o que acontece, afinal, o PT não disputa sozinho e todos querem ganhar. Ou seja, não será fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário