quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FHC parte em defesa de Lula


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou as manifestações de internautas nas redes sociais sugerindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse seu tratamento contra o câncer em hospitais públicos. Fernando Henrique classificou os comentários na internet de “recalque”. “Acho que isso é uma espécie de recalque, eu não endosso isso”, disse.

Tudo isso começou quando a atriz Luana Piovani propôs que o ex-presidente Lula fizesse seu tratamento pelo SUS. Desde então a proposta tem ganhado corpo nas redes sociais.

Protestos a parte, nós temos que ter a dimensão ética das nossas afirmações. Essa é, com certeza, um posicionamento político e, vale salientar, fora de hora e desrespeitoso. Lula não resolveu o problema da saúde, assim como nenhum outro, antes dele.

O protesto, na democracia, é saudável desde que não saia do campo da política. Se não, vejamos: em novembro de 2010, Luana Piovani, quebrou o pé durante a encenação de uma peça em São Paulo, nem por isso podemos criticá-la por ter procurado um hospital particular para desenvolver o tratamento. Mas, se fossemos na mesma linha de raciocínio da atriz, perguntaríamos por que ela não procurou o SUS em respeito e solidariedade a sua linha de protesto? Afinal a teoria sem a prática é apenas irresponsabilidade.

Mas, tudo é só uma questão de visão. Luana e seus “papagaios” sonham com um país com milhares de hospitais entupidos de pessoas pobres; mas, existem outros que sonham com um país com pouquíssimos hospitais públicos, pois querem a diminuição radical da pobreza. Assim, parabéns a Fernando Henrique e Lula que tem a mesma visão de futuro, um país sem pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário