terça-feira, 1 de novembro de 2011

PCdoB e PT em lados opostos em Barbalha


O prefeito de Barbalha, Zé Leite, bem que tentou. Articulou pesadamente uma candidatura contra o atual presidente do PCdoB barbalhense, Maurício Teles, nas eleições internas do partido. Mas o candidato de Zé Leite acabou derrotado. Perdeu a disputa por 2 votos e os comunistas devem seguir mesmo outro caminho, separados do PT.

É, sem a aliança histórica e sem rumo. A posição do PCdoB não é nada fácil. Se marchar sozinho dá um tiro no pé. Se compor com o PTB do ex-prefeito Rommel Feijó, a quem criticou a vida inteira, perde a credibilidade do discurso, junto a militância; e voltar a aliança com o PT saí humilhado do debate.

Mas, sem ter nada a ver com as ideologias comunistas, o ex-prefeito Romel Feijó, deve tentar conduzir o PCdoB ao seu palanque. Os mais otimistas já vislumbram, inclusive, uma aliança mais ampla que aconteceria também em Juazeiro com o apoio a Arnon Bezerra e em Fortaleza em torno da candidatura do senador Inácio Arruda.

Acontece que nessas cidades a situação é bem diferente. Em fortaleza, por exemplo, a posição do PCdoB é apenas por uma questão de sobrevivência política do Inácio Arruda. Ao contrario de Barbalha, lá a união ideológica continua. Já em Juazeiro, o desfecho com a saída do professor Antônio da presidência do partido, que tencionava pelo rompimento com o PT do prefeito Santana, nos diz o ira acontecer.

Mas, como a política é muito dinâmica é melhor esperar e ver o acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário