sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mapa das alianças em Juazeiro começa a se definir


Há menos de um ano para as eleições de 2012, os partidos que pretendem ter candidatos a prefeitura de Juazeiro do Norte, estão em pleno processo de articulação para construírem alianças que fortaleçam seus nomes.

NA VERDADE, a articulação junto aos partidos menores já está quase toda definida. Claro que isso, pode mudar até o prazo final para os registros de chapas, mas já é um prenuncio seguro do que poderemos ver nas eleições de 2012.

Se essas eleições fossem hoje, a maior coligação ficaria com PT, PSDC, PSC, PRTB, PRP, PMN, PV e PCdoB. Essa seria a coligação que apoiaria o prefeito Manoel Santana (PT).

A curiosidade nessa composição é a ausência do PSB. O partido ainda estaria discutindo a possibilidade de candidatura própria tendo a frente José Roberto Celestino, apesar de que nos bastidores a conversa para que o partido continue na base do prefeito já começou. Só não se sabe está sendo feita por Juazeiro, Fortaleza ou Brasília.

A segunda maior coligação seria a que dá apoio ao deputado federal Raimundo Macedo (PMDB). Ela estaria composta por PMDB, PHS, PTdoB e PTN. A dúvida fica por conta da permanência do PTN, já que pode mudar de mãos, saindo do comando de Valdim e indo para Lunga. O que pode causar mudança de lado, podendo, inclusive, ir para a base do prefeito.

A terceira coligação seria formada por PTB, PSD e PSDB, dando base para o deputado federal Arnon Bezerra. Nesse caso a dúvida é se o deputado vai ou não ser candidato. Muitos acreditam que sua candidatura não se sustenta deixando PSD e PSDB, do deputado Manoel Salviano, livres para outras alianças. Ou seja, dispostos a negociar.

Correndo por fora estariam o PR com Vasques Landim; o PDT com Alcymar Monteiro; e o PSTU e PSOL, sem nome definido. É importante atentar que, com exceção de PSTU e PSOL, essas pré-candidaturas, podem aderir a outros projetos mais fortes.

Ainda sem posição definida estão o PSL de Raimundinho, o PP de Carlos Cruz e o PRB da deputada Ana Paula. Carlos Cruz defende um nome novo, o que deve ser seguido pela filha Ana Paula. Mas, a posição de Ana Paula pode ser contrariada pela nova direção do partido em nível estadual, já que, na direção estadual, o comando saiu do deputado estadual Zezinho Albuquerque para o empresário Miguel Dias, que ainda não disse a que veio. Sabe-se apenas que ele tem feito oposição a prefeita Luizianne Lins em Fortaleza. E isso pode ser um indício de que não vai para o PT.

Certo mesmo é que as peças desse verdadeiro tabuleiro de xadrez começaram a ser mexidas, mas o xeque mate ainda está muito longe de acontecer. Agora é esperar para ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário