segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PT nacional continua fortalecendo Manoel Santana


O Partido dos Trabalhadores de Juazeiro do Norte realizou no último sábado, 5, uma plenária regional para receber seu presidente nacional, o deputado estadual por São Paulo, Rui Falcão. A quadra do Ginásio do Colégio Salesiano recebeu centenas de militantes, dirigentes partidários, simpatizantes e lideranças políticas, vindas de várias cidades do Cariri.

Antes disso, a comitiva foi a Barbalha. Além de Rui Falcão, outras lideranças petistas como o deputado estadual Antonio Carlos, o deputado federal José Guimarães, o secretário das Cidades Camilo Santana e o senador José Pimentel, reafirmaram o objetivo prioritário de reeleger os prefeitos Manoel Santana, em Juazeiro, e José Leite, em Barbalha, além de, pelo menos, triplicar o número de novos prefeitos petistas no Cariri.

AO CONTRARIO de Luizianne, em Fortaleza, Manoel Santana, parecem estar bem satisfeito com a ajuda do PT nacional para resolver os problemas que, hoje, estão além das suas forças.

Santana direciona seu discurso para as obras realizadas em parceria com os governos estadual e federal, o que, vale salientar, muito já foi realizado, mas muito sequer saiu do papel. Mas a grande preocupação do prefeito Santana deve ser mesmo é o desgaste político e aí, a tropa de elite do PT pode ser muito útil. Acredito que nomes como Manoel Salviano e Arnon Bezerra só virão se o acordo for fechado por cima.

Na Barbalha, José Leite e Betilde Correia, sua vice, andaram se desgastando, o que tem proporcionado uma articulação com o PTB de Rommel Feijo. O problema é que Betilde e João Ilario, lideranças do PMDB, não teriam muito o que negociar com o PT nacional. Seus interesses estariam mais voltados as questões locais. Ou seja, nesse caso José Leite, terá que resolver sozinho. Mas, segundo informações de bastidores, ele tem evitado fazer essa articulação por reconhecer esse distanciamento. Ele estaria mais concentrado em ampliar o arco de aliança com outras lideranças da cidade.

OUTRO FATOR que deve somar para a estratégia, principalmente de Manoel Santana, é a indicação do deputado José Guimarães para assumir a liderança do PT na Câmara Federal. Guimarães assume a função no início de 2012, quando tudo realmente começará a se resolver.

O cargo vai favorecer a liberação de investimentos essenciais para a concretização das obras anunciadas, além de significar um canal livre junto ao Planalto e a presidenta Dilma, aumentando, teoricamente, a força a favor da reeleição dos prefeitos Manoel Santana e José Leite. Ou seja, o universo, pelo menos por enquanto, parece estar conspirando a favor dos petistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário