quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fortaleza: PT vai com ou sem o PSB


O presidente da Câmara de Fortaleza e prefeito em exercício Acrisio Sena (PT), disse ontem, 08, que com ou sem o apoio do PSB, do governador Cid Gomes, o PT terá candidato em Fortaleza.

NA VERDADE, essa já é uma reação as declarações do governador Cid Gomes feitas na conferência estadual do PCdoB, em Fortaleza, no último fim de semana. Cid disse que “se Deus quiser” o senador Inácio Arruda conseguirá vencer a eleição à Prefeitura em 2012.

O que se vê nessa troca de insinuações é o agravamento de uma crise que vem se arrastando há meses. O grande problema está na escolha do nome que será apoiado pelos partidos da base aliada na eleição do próximo ano. Cid quer manter a aliança, mas não aceita nenhum dos nomes propostos pela prefeita Luizianne. Em contra partida a prefeita não aceita as opiniões de Cid. O caso está à beira de um rompimento entre as forças.

Que o PT terá candidato, isso é certeza, mas se vencerá sozinho é duvidoso. A prefeita Luizianne continua fazendo uma leitura errada do quadro atual. Sua posição é diferente de 2004; ela agora é situação e, vale salientar, bem desgastada. Além do que sua posição para negociar não é das melhores; seus nomes, na maioria sequer foram experimentados nas urnas e, quando o foram, elegeram-se de forma sofrível ao cargo de vereador. É o caso do próprio Acrísio Sena e do secretário Waldemir Catanho.

Acredito que chegou a hora de uma interferência mais madura de ambos os lados, pois a truculência da Luizianne e a impaciência do governador Cid Gomes, característica dos Ferreira Gomes, pode colocar tudo a perder. Acredito que as presenças do deputado Guimarães (PT), do senador Eunício (PMDB) e do Ivo Gomes (PSB), o mais calmo da família, fariam muito bem a essa discussão. Ou seja, para apagar um fogo como esse, é bom chamar bombeiros experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário