quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara de Juazeiro: Darlan quer resposta sobre investigação do Juaforró de 2008

O vereador Darlan Lôbo (PMDB) requereu durante a sessão da Câmara de Juazeiro do Norte, nessa terça-feira (11), que a presidência da Casa enviasse oficio ao procurador federal, Rafael Rayol, solicitando informações sobre o andamento da investigação do possível desvio de dinheiro público na realização do Juaforró de 2008.

O vereador Darlan propôs fazer parte de uma comissão, composta pelos denunciantes do caso, com assento na Casa, para ir até o Ministério Público Federal em Juazeiro para obter respostas, já que, segundo ele, a população tem questionado sobre o desfecho das investigações que nunca vieram ao conhecimento público.

Segundo o vereador, a informação é que o caso já foi apurado tendo, inclusive, delação premiada dentro do processo. “Eu mesmo e mais o vereador Zé de Amélia Júnior e outros ex-vereadores fomos depor sobre o caso, mas até agora, não temos nenhuma resposta para a sociedade, imprensa e a Câmara, sobre o resultado do processo, “argumentou Darlan.

Darlan ressaltou ainda que envolvidos no escândalo continuam promovendo festas usando equipamentos públicos de Juazeiro. Sobre uma festa, marcada para o dia 22, sábado, Darlan pediu que fosse enviado ofício ao promotor Silderlandio do Nascimento para averiguar a situação do Parque de Eventos Padre Cícero, local da festa, que tem suas despesas pagas pela prefeitura.

Darlan pediu ainda que o Corpo de Bombeiros emita lauto sobre as condições estruturais do Parque de Eventos para a realização da festa. O requerimento não foi questionado e deve seguir os destinos solicitados pelo vereador.

Voto aberto

Na mesma sessão, o vereador Cláudio Luz (PT) requereu que o projeto que institui o voto aberto para casos de cassações de mandatos, desça das comissões e seja apreciado pelo plenário da Casa. O vereador disse temer pela demora que, segundo ele, já ultrapassou os 80 dias desde a sua entrada na Câmara.

Para o pedido, o vereador evocou o art. 126, parágrafo único, do Regimento Interno, que estabelece em 45 dias o prazo para a formulação do pedido. Segundo ele, o atraso e a falta de notícia reforçam o que tem ouvido sobre o interesse do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) em cassar seu mandato.

Ainda segundo o vereador, o projeto foi dado entrada na Casa no dia 12 de dezembro de 2013 e até agora não existe, sequer, parecer das comissões. “O voto secreto cria vícios de negociatas. O Congresso já acabou com a prática e Juazeiro precisar dar uma resposta a sociedade,” ressaltou Cláudio, esclarecendo que, segundo a assessoria jurídica da Casa, o projeto se encontra em poder da Mesa Diretora.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira (PTN), disse que o projeto está nas comissões e que, após ser enviado o parecer das mesmas, será colocado a apreciação do plenário como manda o Regimento Interno.

Outros debates

Repercutiu durante a sessão, notícia do Jornal do Cariri que aponta denúncia de que a empresa SR Empreendimentos custeou a estadia dos vereadores em Caucaia dias antes da eleição da Mesa Diretora. Segundo a denúncia todos os vereadores em retiro votaram no atual presidente Capitão Vieira. O Ministério Público do Estado investiga a possibilidade de compra de voto.

O presidente rebateu a informação dizendo que os próprios vereadores custearam as despesas e que deve acionar judicialmente o denunciante e o Jornal por ter publicado a informação.

Em pronunciamento o vereador Normando Sóracles (PSL) abordou a situação de descaso como são tratados os idosos pela administração de Juazeiro. Normando apontou falhas na infraestrutura (ruas e calçadas), transportes públicos, saúde e outros. “Nos PSFs não tem cadeiras, nem banheiros para os idosos. Isso sem falar que não existe sequer um médico geriatra para atender,” disse Normando.

Ao final os vereadores marcaram nova data para a realização de reunião com os deputados federais e estaduais mais votados em Juazeiro do Norte. O encontro deve acontecer no dia 25 de abril, às 15h30min no Hotel iu-á.

Nenhum comentário:

Postar um comentário