terça-feira, 18 de março de 2014

Crato-CE: MP investiga oito denúncias contra o ex-prefeito Samuel

Durante as oitivas do processo que investiga denúncia de extorsão ao ex-prefeito Samuel Araripe (PHS) para aprovação de suas contas de governo de 2009, pela Câmara Municipal, os promotores do Ministério Público do Estado (MP-CE), Raimundo Parente e Lucas Azevedo, revelaram estar investigando oito denúncias contra o ex-prefeito.

A informação foi repassada após as oitivas quando o advogado, Leopoldo Martins, representante de parte dos citados na denúncia de extorsão, questionou o promotor Raimundo Parente sobre qual seria a “bomba” prometida na última coletiva de imprensa. Apesar dos promotores preferirem não gravar entrevista, eles garantiram a veracidade da informação e prometeram convocar uma coletiva de imprensa para detalhar os fatos.

Em entrevista o advogado Leopoldo Martins ressaltou que em um dos casos, os promotores devem oferecer denúncia em breve. O conteúdo dos processos não foi revelado, mas a expectativa do advogado é que sejam de improbidades, já que, segundo ele, as denúncias foram feitas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Sobre a revelação, Leopoldo Martins, disse ter sido pego de surpresa com as informações. Segundo ele a justificava dos promotores para o silêncio sobre as investigações é motivada pelo segredo de justiça.

Ainda, segundo Leopoldo, Samuel é investigado, também, no mesmo processo de extorsão que moveu contra vereadores do Crato. Para Leopoldo, Samuel é réu confesso, quando assume o fato de ter procurado os vereadores em busca de votos para aprovar suas contas. Os parlamentares chegaram a registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o ex-prefeito.

“Esse processo é capenga de provas. Não existem provas em cima de uma falácia. Essa acusação é apenas uma ficção literária. Tanto que o juiz José Batista já tomou uma decisão que vai ao encontro da verdade dos fatos; ou seja, que essa é uma denúncia infundada,” disse Leopoldo.

Durante as oitivas, realizadas na última quinta-feira (13), foram ouvidos os empresários Laércio e Rivaildo Teles (Grupo Gentil); além do prefeito do Crato, Ronaldo Mattos (PMDB) e o secretário de Governo Rafael Branco. Os quatro são citados em gravações e depoimentos de pessoas ligadas ao grupo do ex-prefeito Samuel. As gravações são avaliadas pela defesa como clandestinas e invalidas.

(Foto: Agência Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário