quarta-feira, 26 de março de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 25 de março



Prefeitos do Cariri com presidenta

Os prefeitos do Cariri aproveitaram a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará para se aproximarem da chefe maior do Estado. Em Fortaleza vários gestores receberam da própria presidenta, máquinas pesadas e caminhões pipa. Tudo disponibilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Prefeitos como João Marcos, de Caririaçu, e Gudy, de Granjeiro, destacaram o encontro em suas notícias institucionais. O prefeito Gudy, destacou o encontro a presidenta como algo inédito a um prefeito de Granjeiro. Foram ao todo 172 máquinas distribuídas às prefeituras do Ceará. Além da entrega das máquinas, a presidenta inaugurou um dos trechos do Eixão das Águas, o que, motivou João Marcos a cobrar os recursos para adutora de Caririaçu. A resposta é que vai sair. É esperar!

E a festa dos prefeitos continuou

Depois do encontro com a presidenta, foi a vez dos prefeitos terem um momento com o governador Cid Gomos. Os prefeitos Zé Leite (Barbalha), Tardiny Pinheiro (Missão Velha) e Samuel Freire (Assaré), representando todas as administrações do Cariri, receberam das mãos do governador 35 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No Cariri foram contemplados 20 municípios pertencentes ao Pólo III. Foram entregues quatro UTI's móveis e 31 unidades de suporte básico que devem beneficiar 1,5 milhão de habitantes só no Cariri. Na solenidade no Palácio da Abolição os prefeitos do Cariri foram acompanhados dos deputados estaduais Camilo Santana (PT) e Sineval Roque (PROS), além do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros). Todos saíram bem satisfeitos!

Prefeito confronta a Câmara em Farias Brito

O prefeito de Farias Brito, Vandevelder Francelino (PCdoB), parece estar a beira de um ataque de nervos. Há poucos dias, ele usou a tribuna da Câmara para agredir verbalmente o vereador Nael Gomes (PSB). O vereador vinha questionado o aumento de 13 produtos adquiridos pela administração em 2014. Vandevelder não respondeu nenhuma pergunta e chamou o vereador de infantil. O prefeito não permitiu questionamentos e ao finalizou se retirou deixando todos a “ver navios”. Para o vereador, o prefeito deve voltar a Casa e explicar os R$ 41 mil de diferença nos produtos de um ano para outro. Nael Gomes avaliou a atitude de Vandevelder como falta de respeito. Para ele a Câmara perdeu a moral e o prefeito o senso do ridículo. Palavras fortes para uma atitude impensada. Ainda vai dar o que falar!

O nervosismo de Vandevelder

Corre nos bastidores da política de Farias Brito que o motivo do nervosismo do prefeito Vandevelder Francelino e a impossibilidade de sua candidatura a deputado estadual. Vandevelder tem o sonho de militar da Assembleia Legislativa. Por isso, teria colocado sua esposa como vice-prefeito. O plano era perfeito, Vandevelder deputado e a mulher prefeita. Mas, a pouca diferença nas urnas, registrada nas últimas eleições municipais, enfraqueceu a pretensão. Além disso, os vários problemas administrativos impedem Vandevelder de se articular junto a outros colégios eleitorais. Não se pode esquecer, ainda, que Vandevelder está no PCdoB, um partido pragmático e que elege apenas quem interessa a direção estadual. Vandevelder é remanescente do PSDB; ou seja, está longe de ter a confiança dos caciques comunistas.

Visita de peso na Câmara de Mauriti

Quem esteve visitando a Câmara de Mauriti, na última semana, foi o diretor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCT) de Sousa, na Paraíba, Francisco Sucupira. Durante a visita, o diretor destacou a forte presença dos alunos do município de Mauriti estudando na escola. Segundo dados do IFCT, na atualidade 60 jovens estudam na unidade de ensino federal. Os alunos são deslocados até a escola com transporte público disponibilizado pela prefeitura. O diretor agradeceu a confiança do município ao enviar os alunos e propôs, ainda, uma parceria entre Prefeitura, Câmara e IFCT na área de educação, cultura, esporte, pesquisa e extensão. O presidente Mano Morais, falou do compromisso da Casa com a educação e destacou a viabilidade para a parceria. Tudo que venha somar para a educação deve ser bem vindo!

Comunidades querem prioridade em Caririaçu

Vários representantes de comunidades rurais e associações de moradores de Caririaçu procuraram o prefeito João Marcos (PMDB) para aproximar, segundo eles, o debate entre a administração e as comunidades. João Marcos recebeu os lideres em seu gabinete acompanhado dos secretários Bosco Machado (Desenvolvimento Agrário) e Aparecida Pereira (Habitação). Os três ouviram as demandas das comunidades e a cobrança por mais valorização e a necessidade de fortalecimento dessas comunidades. O prefeito disse que o debate iria fortalecer a relação entre comunidades e administração. Sobre as demandas, João Marcos assegurou que, junto com sua equipe, vai procurar as soluções para os problemas enfrentados pela população ali representada. É esperar para ver os resultados na prática!

Enquanto isso no Cariri...

... O município de Milagres realizou a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento que aconteceu na sexta-feira (21), destacou a apresentação da Campanha Cidades Resilientes e discutiu os riscos de desastres naturais e a integração das políticas públicas de Defesa Civil. Debater é sempre bom para prevenir!

... O ex-prefeito de Assaré, Benjamim Oliveira, em resposta a possibilidade de racha na eleição desse ano, entre ele e o prefeito petista Samuel Freire, disse que os dois são aliados e irão continuar assim. Segundo comentou, o grupo deve votar no candidato de Oliveira a estadual e no candidato de Samuel a federal. Uma boa saída, mas...

... Em Santana do Cariri, muita gente ainda tenta entender a notícia veiculada nas ruas de que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) teria relatado que as compras exorbitantes de colorau estão dentro da lei. A população espera uma comunicação oficial sobre o caso. Eles merecem a explicação!

... A oposição de Altaneira se reuniu no último sábado (22) para anunciar seus candidatos a proporcionais. O ex-prefeito Antônio Dorival, líder da oposição, vai votar no empresário Mauro Macedo (federal) e Júlio Cesar Filho (estadual). Teve vereador da oposição que não saiu satisfeito com as escolhas. O racha é eminente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário