terça-feira, 18 de março de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 18 de março

Vereador cassado em Jardim

Quem teve na última semana decisão desfavorável foi o vereador Fernando Bringel (PMDB). O juiz eleitoral de Jardim, Juraci de Souza Santos Júnior, cassou o mandato do vereador por favorecimento eleitoral durante a campanha eleitoral de 2012. Fernando foi beneficiado com a distribuição de telhas pertencentes ao programa “Minha Casa, Minha Vida”. Eram réus no mesmo processo eleitoral a prefeita Analeda Luz e o vice José Wilson. Prefeita e vice foram inocentados. A telha foi distribuída pelo ex-vereador João Bringel, pai de Fernando. Além da cassação o vereador foi condenado a pagar uma multa de mil Ufir. A cassação, publicada no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, deixa ainda mais fragilizada a, já cambaleante, bancada de apoio da prefeita Analeda Luz. A crise política em Jardim parece não ter fim.

O quadro das eleições em Assaré

Quem esperava um quadro político tranquilo em Assaré para este ano, se enganou. Parece que o grupo vitorioso nas últimas eleições não está se entendendo muito bem. O mentor político do atual prefeito Samuel Freire (PT), o ex-prefeito Benjamim Oliveira, fechou apoio a candidatura do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Mas o prefeito Samuel tende a seguir orientação do deputado federal José Guimarães (PT). Uma coisa é certa: o nome indicado por Guimarães não será Roberto Pessoa. É a velha rotina dos palanques nos constantes “casa, separa; casa, separa...”. Ou seja, os dois devem subir em palanques diferentes. O problema é que um tensionamento pode interferir na união para a reeleição de Samuel. Oliveira já anda reclamando do “boicote” aos seus indicados na administração. Tá só começando!

Mais opções em Assaré

O que já estava desconfortante entre o prefeito Samuel Freire e o ex-prefeito Benjamim Oliveira, pode piorar. É que o casal de ex-vereadores Aninha Palácio e Professor Palácio estão lançando a candidatura do seu filho Anderson Palácio, a Assembleia Legislativa. Anderson é filiado ao PSDC e está sendo incentivado por outras lideranças caririenses a disputar a eleição. O casal foi apoiador tanto de Oliveira, quanto de Samuel. Agora nutrem a expectativa de que podem ter o retorno. Acabaram colocando Samuel e Oliveira numa tremenda saia justa. Vai ser complicado ter um candidato da terra e votar em candidatos de fora. Anderson e o pai, já articulam outros colégios e garantem que a aceitação é surpreendente. Sobre o apoio, Samuel disse que o nome é bom, enquanto Oliveira desconversou. Alguém vai sair enfraquecido!

Farias Brito respondendo

A secretária de Educação de Farias Brito, Maria do Socorro de Menezes, enviou nota contestando as informações divulgadas nessa coluna, edição de 11 de março, sobre compras exorbitantes para merenda escolar e condições de armazenamento dos alimentos. A nota diz que as quantidades são previsões para 10 meses e que obedecem cálculos para 5.031 alunos. A nota diz que a entrega dos alimentos não-perecíveis é feita mensalmente e que o armazenamento é adequado. Já sobre os alimentos perecíveis, a nota diz que a entrega é semanal e que todas as escolas têm congelador/geladeira. A nota ressalta que os lanches foram substituídos por refeições, o que, explica as grandes quantidades. Com a explicação, a nota afirma que as informações publicadas são inverídicas. Garantido o direito de resposta!

O compromisso de Mauriti

O município de Mauriti, através do prefeito Evanildo Simão (PT) assumiu, junto ao governo federal, a adesão a Agenda de Compromissos do Milênio. O pacto entre municípios e Governo Federal tem como finalidade o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com o pacto, o município assume metas como: Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde; entre outros. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações. No Cariri, o município de Mauriti é o único a se comprometer com o pacto. Agora é esperar os resultados!

Mauriti sem candidato

Apesar da grande articulação em torno do seu nome para uma candidatura a deputado estadual, o ex-prefeito de Mauriti, Isaac Júnior (PT), acabou desistindo da empreitada. A desistência não foi explicada, mas há quem diga que a falta de apoio interno do partido foi o motivo. Júnior pertence ao grupo político do deputado federal José Guimarães e disputava a indicação com os, também ex-prefeitos, de Juazeiro do Norte e Salitre, Manoel Santana e Agenor Neto. O resultado é que Júnior desistiu e Agenor acabou saindo do partido para garantir legenda. Agora Agenor está no PSDC. Já Isaac Júnior permaneceu no PT, mas garante nos bastidores que não está obrigado a seguir o que o grupo mandar. Pode seguir a tendência caririense de palanque dividido. Vamos esperar!

Enquanto isso no Cariri...

... A Secretaria de Meio Ambiente de Santana do Cariri, avisa que já estão abertas as inscrições para a Corrida Ecológica em comemoração a Semana da Árvore. A competição acontecerá na manhã do dia 28 de março e premiará com dinheiro e troféus os três primeiros colocados. Aos atletas, boa sorte!

... Quem enfrenta pedido de cassação de mandato é o prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT). O pedido foi feito na sessão da última semana por um popular e deve ser apreciado pela Câmara. A denúncia é de fraude na licitação. Segundo informações a situação está controlada, já que, o prefeito tem a maioria na Câmara.

... Em Milagres a polêmica é o campeonato de futsal. Durante o congresso técnico da competição, o prefeito Hellosman Sampaio, chegou a dizer que o vereador Giancles tinha ajuizado ação contra a realização da competição. Tudo foi desmentido em nota divulgada pelo vereador. Giancles qualificou a afirmação de mentirosa.

... O Geopark Araripe deve receber em breve investimentos da ordem de R$ 7 milhões. O dinheiro será investido na melhoria da infraestrutura do parque. O empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio da Secretaria das Cidades do Ceará, contemplará os seis municípios que sediam os sítios arqueológicos. Será bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário