quarta-feira, 12 de março de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 11 de março de 2014

Haja bomba em Caririaçu

A sequência de explosões contra a prefeitura de Caririaçu, três ao todo, está deixando as autoridades policiais do município e do estado cada vez mais preocupados. Na última semana houve mais um atentado e dessa vez o alvo foi a Secretaria de Segurança do Município. Ou seja, a própria segurança está vulnerável frente à ousadia. As explosões, sempre nas madrugadas, aparentemente, não deixam pistas e nem testemunhas. O estranho é que em quase todos os órgãos atingidos havia vigilantes. Segundo publicação da assessoria de imprensa as bombas são de fabricação caseira. O problema é que não foram apresentados laudos sobre as explosões. O caso está entregue a Secretaria de Segurança do Estado. Resta às autoridades dar uma resposta rápida, já que, a rotina dos atentados tem deixado a população apreensiva.

O sumiço dos vereadores de Santana do Cariri

Depois de quase 15 dias de grande turbulência política em Santana do Cariri, um fato inusitado aconteceu no município. Nas ruas a população sente a falta dos vereadores, tanto de oposição, quanto da situação. Parece que os desgastes serviram para deixar os parlamentares reclusos. Mas, a crise parece ter causado mais estragos que a simples observação das ruas possa detectar. Na última sessão da Câmara todos os vereadores da oposição faltaram aos trabalhos e a sessão foi suspensa por falta quórum. Os frequentadores mais assíduos da Casa do povo não entenderam as ausências sem justificativas. O fato tem motivado várias especulações. Se o sumiço dos quadros da oposição foi estratégico, não se sabe; mas, é fato que a não realização da sessão mostra a importância das presenças. Ou seja, a crise só resolve com o esforço de todos os vereadores independente do lado em que estejam.

Com o pé na estrada

Mas, enquanto uns fogem da vista do povo, outros fazem questão de estar no meio dela. Nos últimos meses a Câmara de Mauriti tem priorizado estar junto das comunidades para discutir as questões importantes para o município. Os vereadores maurienses têm, pelo menos, uma vez por mês transferido os trabalhos da Casa para uma comunidade do município. A experiência tem agradado a população e o presidente Mano Morais que se diz satisfeito com a interação. Na última sessão itinerante, realidade do Sítio Olho D’água, a população discutiu o abastecimento de água e a pavimentação da estrada que liga a comunidade ao Sítio Buritizinho. A iniciativa coloca frente a frente eleitor e eleito. A hora é de cobrar promessas!

Descaso em Barro

Até concordo que a palavra “descaso” é forte quando aplicada como adjetivo ao abordar o Poder Público. Mas, na verdade, não consigo encontrar algo que defina melhor o que tem acontecido no município do Barro. Nos últimos meses um ônibus escolar e um caminhão-pipa, ambos novos, tiveram seus pneus roubados. Foram 18 pneus, com rodas, comprados com dinheiro público. Entre um roubo e outro, um intervalo de cinco meses, não foi o suficiente para que a administração do prefeito Neneca Tavares conseguisse se antecipar e evitar um novo roubo. Por isso, não consigo definir de outra forma, senão, como descaso. Até o estacionamento, em um posto de combustíveis da cidade, é o mesmo. Ao que parece a prefeitura não tem garagem, nem planos de construir. Ou seja, virão novos roubos. É apenas uma questão de tempo e oportunidade. Vamos esperar a continuação do descaso!

Araripe pode ter nova eleição

Após um longo calvário até o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, parece que as denúncias de abuso de poder econômico e uso da maquina pública na eleição de 2012 no município de Araripe terão um desfecho nos próximos dias. O caso já se encontra nas mãos dos desembargadores e em breve deve ser apreciado pelo pleno do Tribunal. Na época o prefeito reeleito Humberto Germano contratou cerca de 300 funcionários para a prefeitura na reta final da campanha e foi flagrado abastecendo carros da campanha e particulares na bomba de combustível da prefeitura. Caso o pleno decida pela consistência das provas, pode cassar o diploma de Germano e convocar nova eleição. Germano derrotou o candidato da oposição, o petista Giovane Guedes por apenas 47 votos. É justa a investigação!

Dia das Mulheres

Por todo o Cariri, gestores e presidentes de Câmaras Municipais prestaram homenagens às mulheres no seu dia (8 de março). Na Câmara de Mauriti, cinco ex-vereadoras foram homenageadas em sessão ordinária. As homenagens se estenderam às três atuais parlamentares e todas as mulheres do município. Em Jardim, que tem quase a metade da sua composição de mulheres, a homenagem foi política. Já em milagres, o prefeito Hellosman Sampaio, usou o microfone de uma rádio local para fazer a homenagem a todas milagrenses. No Crato, a administração Ronaldo Mattos distribuiu cartões comemorativos a funcionárias e demais mulheres cratenses. Em vários outros municípios da região, houve homenagens e agradecimentos aos trabalhos desenvolvidos pelas mulheres que fazem da sociedade caririense um caminho de luta e perseverança por dias melhores. Tudo bem merecido!

Enquanto isso no Cariri...

... O município de Santana do Cariri deve receber em breve mais profissionais do programa “Mais Médicos”. Serão três médicos e três enfermeiras. No Cariri, vários municípios foram contemplados com o programa do governo federal. Deve ser bem vindo. Quem ganha é a população mais pobre.

... Sem se preocupar com as bombas que insistem em explodir no município, todos os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas de Caririaçu participaram de palestra sobre Políticas Educacionais Institucionais. A palestra foi comanda pela Doutoranda da PUC de São Paulo, professora Maria Regina Passos. Boa iniciativa!

... Em Ipaumirim, é grande o descaso com o hospital e maternidade Maria José dos Santos. Paredes sujas e a frente coberta pelo mato dão o aspecto de abandono. Na recepção, alguns cachorros fazem as honras da Casa, enquanto a tranquilidade do lugar revelam a descrença no serviço. Merece atenção é serviço essencial!

... Os fóruns dos municípios caririenses de Lavras da Mangabeira, Crato, Aurora e Baixio, funcionaram durante todo o fim de semana. A iniciativa foi do Poder Judiciário estadual que esteve em regime de plantão. Na capital, o atendimento aconteceu no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e no interior funcionaram 20 Núcleos Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário