quarta-feira, 5 de março de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 05 de março

Dilma no Cariri

Decidida concluir as obras da Transposição do Rio São Francisco em 2015, a presidenta Dilma Rousseff, já marcou visita aos trechos do Cariri para o próximo mês de abril. Na visita, prevista para os dias 2 a 7, Dilma deve inaugurar, antes, o primeiro trecho do Anel Viário da Região Metropolitana de Fortaleza. Mesmo sem uma previsão exata, prefeitos da Região já se organizam para recepcionar a presidenta. Há quem diga que tem gente pensando em questionar Dilma sobre as constantes reduções do FPM. Sem ter nada a ver com isso, o Ministério da Integração Nacional já anunciou a contratação de mais mil trabalhadores para atuar nos canteiros de obras no Ceará, Paraíba e Pernambuco. A ideia é acelerar a conclusão. A presidenta deve ser acompanhada pelo deputado petista José Guimarães. É esperar!

Idas e vindas do colorau

Quem achava que a compra exorbitante de colorau em Santana do Cariri, seria o único roteiro para o caso, se enganou. A semana trouxe atitudes reprováveis, revelações intrigantes, outras denúncias e explicações sem sentido. Para a prefeita Daniele Machado, a situação está cada vez mais complicada, principalmente, com a chegada dos técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios. Depois de uma verdadeira devassa na Secretaria, o TCM identificou que, na verdade, a coisa é pior que o anunciado e, ao invés de 889 kg, a Secretaria de Educação pagou por 1.070 kg de colorau. Os técnicos descobriram ainda que a Secretaria comprou, também, 1,6 tonelada de batata e 790 kg de alho. A propósito, tem diretora de escola trocando alho por outros alimentos nos mercantis da cidade. A situação é vexatória e difícil é explicar!

Metendo os pés pelas mãos

O líder da prefeita na Câmara, o petista João Cabral, disse que o colorau é para ser usado durante dez meses. Segundo ele, o povo gosta mesmo é de comer comida com colorau. Mas, o que chamou a atenção mesmo foram os cálculos matemáticos disparados pelo vereador na sessão da última semana. João Cabral descobriu que com a compra o município consome 250g por dia. Esqueceu que a comida que leva tempero é apenas uma por dia. Resta saber se alguém consegue comer essa comida com tanto colorau mesmo gostando muito. O pior para o líder da prefeita é que, enquanto ele defendia a lisura da compra, o secretário de Governo anunciava o afastamento da Secretária de Educação e a abertura de sindicância para apurar responsabilidades. Mas, João Cabral, não desanimou com o confronto dos discursos e disse que a prefeita estava certa. Mas, como assim? Se está tudo certo para que investigar? Coisa de quem enfia os pés pelas mãos!

Farias Brito entrou na fará

Parece que Santana do Cariri não é o único município a exagerar nas compras de temperos e outros alimentos para os alunos do município. Segundo relatório da própria administração de Farias Brito, a prefeitura comprou, entre outros, 998 kg de alho, 667 kg de sal. Para quê tanto sal? E tem mais: 3,7 toneladas de batata, 3,7 tonelada de beterraba, 1,6 tonelada de cebola, 2,1 tonelada de cenoura, 2,2 tonelada de chuchu, 1,2 tonelada de pimentão, 1,6 tonelada de tomate... Nada muito absurdo se os produtos não fossem perecíveis. As perguntas são: as mercadorias serão entregues de uma só vez? Tem lugar para acondicionar? A secretária de Educação do município, perguntada sobre as compras, não soube, sequer, a quantidade comprada no ano anterior. Não fica muito difícil adivinhar o próximo destino do TCM.

Ressaca de Carnaval no Cariri

Para os municípios do Cariri que insistiram na realização do Carnaval com gastos acima de R$ 200 mil, a ressaca se chama Ministério Público. Avisados da investigação, vários município insistiram na festa e de quebra devem ganhar uma boa dor de cabeça até provar que tudo foi feito dentro da legalidade. No cariri, quem não quis dar sopa para o azar foram os municípios de Aurora, Farias Brito, Penaforte, Crato, Juazeiro do Norte e Barro. Eles seguiram a orientação do MP e cancelaram a festa. Ao todo 25 municípios do Ceará desistiram dos festejos. Vale salientar que houve casos de redução dos recursos para se adequar a orientação. Para a justiça é incoerente que os municípios gastem tanto dinheiro com a festa tendo anunciado dificuldades com a estiagem e outras restrições financeiras. Vamos esperar o desfecho!

E por falar em estiagem...

Bem preocupada com a situação da estiagem no município está a Câmara de Barro. Ainda em fevereiro, a Casa realizou uma Audiência Pública para discutir a problemática. Conseguiram a adesão do prefeito Neneca Tavares, da Igreja Católica e entidades como Ematerce, Bancos, Associações e Sindicatos, além de populares. O bom debate abordou as conquistas com o aumento de carros-pipa, além da disponibilização de máquinas para a construção de novos açudes, barragens e poços profundos. A discussão passou ainda pelo racionamento da água do Açude Prazeres. Poderia ser copiado!

Com o pé na estrada

Outra Câmara que tem se preocupado em estar junto das comunidades para discutir as questões importantes para o município é a de Mauriti. Os vereadores mauriense têm, pelo menos, uma vez por mês transferido os trabalhos da Casa para uma comunidade do município. A experiência tem agradado a população e ao presidente Mano Morais que se diz satisfeito com a interação. Na última sessão itinerante, realidade do Sítio Olho D’água, a população discutiu o abastecimento de água e a pavimentação da estrada que liga a comunidade ao Sítio Buritizinho. A iniciativa bota frente a frente eleitor e eleito. A hora é de cobrar promessas!

Enquanto isso no Cariri...

... Quem anda contrariado com a falta de resposta da administração de Milagres aos seus requerimentos é o vereador Giancles Filgueira. Na semana passada, durante sessão da Câmara, o parlamentar pediu um posicionamento da Casa para o qualificou de desrespeito a todo o parlamento. Nem o próprio parlamento respondeu!

... Longe de Carnaval, o município de Caririaçu preferiu usar a época para discutir assuntos mais relevantes. O município realizou o I Seminário Municipal Intersetorial do Bolsa Família. O seminário discutiu direito ao benefício, critérios de adesão e como evitar fraudes. Cerca de 500 pessoas foram acompanhar o evento e ouvir atentamente os esclarecimentos. Valeu à pena!

... Em Altaneira, o vereador Professor Adeilton, está preocupado com o sucateamento da Banda de Música Padre David Moreira. O pronunciamento na Câmara chamou a atenção da secretária de Cultura, Ana Maria, que prometeu providências. Já houve reunião com a Banda e a resolução está a caminho. É bom resolver, os músicos merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário