terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cariri dá maioria de 128 mil votos a Camilo Santana

O resultado das eleições no Estado do Ceará acabou contrariando as pesquisas de opinião que apontavam uma possível definição da disputa ao Governo do Estado, ainda, no primeiro turno. O sonho dos caririenses de ver um filho da região eleito governador, acabou sendo adiada para o dia 26 deste mês, data do segundo turno.

Mesmo com uma disputa acirrada, onde os dois candidatos favoritos se revezaram na liderança durante a apuração, na região do Cariri o candidato Camilo Santana (PT) foi o grande vencedor. Nos 32 municípios pertencentes à região, o petista recebeu 309.537, enquanto que o candidato Eunício Oliveira (PMDB) teve 181.221 votos.

Os números representam uma maioria de 128.316 votos. Percentualmente, Camilo teve 42,13%, enquanto Eunício Oliveira ficou 24,67%. Os números, somados ao crescimento dos candidatos Eliane Novais (PSB), com 3,39%, e Ailton Lopes (PSOL), com 2,40%, além de levarem a disputa para o turno, sua variação deve ser decisiva no resultado final.

No município de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral, onde o petista Camilo Santana obteve 64,95% dos votos, contra 30,67% do peemedebista Eunício Oliveira, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) terá a difícil tarefa de enfrentar a grande crise de liderança demonstrada no primeiro turno.

Eunício perdeu, ainda, nos municípios de Crato, Milagres, Aurora e Caririaçu, todos administrados pelo PMDB. Camilo teve sua maior votação, percentual, no município de Pena Forte, onde obteve 73,70%. Outros municípios como Jati (73,43%) e Jardim (71,33%), também se destacaram positivamente ao petista.

Dilma domina o Cariri

Na região do Cariri foi incontestável o desempenho da candidata a presidente, Dilma Rousseff (PT). A petista, candidata a reeleição, foi vitoriosa em todos os municípios do Cariri. Em Juazeiro do Norte, ela obteve 64,18% dos votos contra 13,06% do segundo colocado Aécio Neves (PSDB). No Cariri, Dilma alcançou, ainda, votações astronômicas como em Jati, onde obteve 89,42% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário