quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Greve dos professores de Barbalha completa 35 dias

Os mais de 700 professores da rede pública municipal de Barbalha, em greve desde 4 de setembro, entram no 35º dia de paralisação nessa sexta-feira (09). A categoria reivindica o repasse dos 14%, da sobra do FUNDEB, consolidado pelo Ministério da Educação (MEC).

O percentual é resultado da diferencia de calculo entre a primeira divulgação do MEC, de 8,32%, no mês de dezembro de 2013, e a segunda, de 22,5%, em abril deste ano. Até a deflagração da greve, foram quatro meses sem que o município fizesse o repasse, alegando não ter obrigação de fazê-lo.

A última negociação entre a categoria e a prefeitura aconteceu no dia 11 de setembro. Na ocasião a prefeitura apresentou uma proposta de 5% para a regência de classe. Os professores disseram que aceitavam os 5% incorporados ao salário base, ou então, 10% na regência. Desde então não houve mais comunicação por parte do prefeito Zé Leite (PT).

Sem indicação da reabertura das negociações, os professores formalizaram denúncia ao Ministério Público do Estado, mas até agora não receberam resposta. Com a paralisação, cerca de 10 mil alunos da rede municipal estão sem aula.

Para piorar, a categoria dos profissionais da Saúde está anunciando uma possível adesão à greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário